Prefeitura e Governo de São Paulo entregam 240 unidades habitacionais em Heliópolis

É o primeiro empreendimento de um conjunto de cinco condomínios com edifícios cilíndricos que totalizam 1.200 moradias

15:15   05/12/2017           Foto: Gabriela Nolasco

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo entregaram 240 unidades em Heliópolis na manhã desta terça-feira, 05/12. As obras fazem parte do programa de urbanização de favelas da Secretaria Municipal de Habitação e da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O convênio entre os dois governos prevê ainda a entrega de outros 960 apartamentos, divididos em quatro quadras, com oito blocos de oito andares cada uma.

As novas moradias são destinadas a famílias removidas de frentes de obras públicas e que, desde a remoção, recebem auxilio da Prefeitura. Cada unidade possui 50m2, dois dormitórios, banheiro, sala e área de serviço. A área comum é composta por salão multiuso, área de lazer infantil, equipamentos de ginástica, sala de estudos, bicicletário, área de lixeiras e jardins.

O projeto, assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, prevê a economia de energia como resultado do número de janelas a favorecer a iluminação natural no decorrer do dia.  Os prédios redondos privilegiam o uso compartilhado dos espaços, que integram a área comum de forma a que os moradores possam transitar livremente.

No âmbito do convenio, foram investidos R$ 161,9 milhões pela CDHU para execução dos serviços. A Prefeitura desapropriou o terreno do conjunto no valor de R$ 18,9 milhões.