Câmara Temática Metropolitana de Habitação define plano de trabalho para subsidiar a política habitacional

Primeira reunião consolida ação da comissão que será responsável pela integração da base de dados de habitação entre os municípios da Região Metropolitana de São Paulo

Aconteceu nesta segunda-feira, 4/12, a primeira reunião da Câmara Temática de Habitação do Conselho de Desenvolvimento da RMSP que definiu como primeiro desafio a implantação do Sistema Metropolitano de Habitação, o "SIM - Habitação". Evento contou com a participação de diversos secretários municipais da região metropolitana, do secretário Municipal de Habitação, Fernando Chucre, presidente da COHAB-SP, Edson Aparecido e secretário Estadual de Habitação, Rodrigo Garcia.

Como primeiro trabalho da Câmara, definiu-se a necessidade de qualificar e tipificar os assentamentos precários presentes na região metropolitana como importante etapa na definição conjunta de um cronograma de intervenção integrada e definição de prioridades regionais das ações habitacionais.

O levantamento da situação atual dos assentamentos precários nos municípios deverá ser inserido no Sistema de Informações Metropolitanas de Habitação (SIM - Habitação). A partir desta base de dados integrada entre municípios e Estado, deverão ser definidos critérios para priorização das intervenções. O SIM – Habitação é uma plataforma georreferenciada de informações habitacionais, importante ferramenta de compartilhamento, monitoramento e modelagem de políticas públicas habitacionais. Os municípios que já tiverem uma plataforma integrada poderão incluir no SIM sua base de dados.

A meta é criar uma base colaborativa e permitir que Prefeituras, Estado e União possam inserir e editar suas informações geoespaciais, visualizá-las, gerar relatórios e gráficos, juntamente com os dados dos demais parceiros.

O trabalho da Câmara Temática Metropolitana de Habitação deverá ser referência para política metropolitana de habitação e, portanto, para o processo de construção da Governança Metropolitana no tema da Habitação de Interesse Social da RMSP. O secretário Municipal de Habitação, Fernando Chucre, foi escolhido para ser o coordenador do grupo.

Criação da Câmara Temática de Habitação

Em outubro, durante a 13º Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo na Praça das Artes, centro da capital, ficou estabelecida a criação de uma Câmara Temática de Habitação para trabalhar essa base de informações.

Na época, o encontro reuniu prefeitos da região metropolitana do estado de São Paulo, prefeito de São Paulo e presidente do Conselho, João Doria, o presidente da Cohab-SP, Edson Aparecido e Secretário Estadual de Habitação, Rodrigo Garcia.

Fonte: SEHAB