Centro de São Paulo ganha primeiro edifício reformado pelo programa Minha Casa Minha Vida – Entidades

Destinado a famílias com renda de até R$ 1,8 mil, edifício recebeu investimentos da União, Estado e Município

19:00 - 18/01/2018

Mais de 480 pessoas foram beneficiadas, nesta quinta-feira (18), no centro da capital paulista, pelo Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades. O primeiro edifício reformado via retrofit pelo programa tem 120 apartamentos, já abrigou as instalações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e está localizado em um dos endereços mais históricos da cidade, avenida Ipiranga, 1.225. O empreendimento é destinado a famílias com renda de até R$ 1,8 mil (Faixa I) e recebeu investimento do Governo Federal, Estadual e Municipal.

Moradoras do novo Dandara participam da cerimônia de lançamento do empreendimento (Foto: Gabriela Nolasco/Cohab)

O projeto de reforma do prédio prevê dois tipos de unidades habitacionais, com tamanho entre 25 m² e 77 m², plantas de um quarto, projetadas como quitinete, e apartamentos de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

A reforma do Edifício Ipiranga teve um investimento de R$ 11,9 milhões e foram iniciadas em setembro de 2014. São R$ 9,1 milhões do governo federal, por meio do Ministério das Cidades, R$ 2,3 milhões do governo do estado de São Paulo e R$ 465 mil da Prefeitura de São Paulo. “A parceria entre o Governo do Estado, o Governo Federal e a Prefeitura Municipal na Habitação tem sido, em São Paulo, a força para alavancar os projetos que são relevantes para as pessoas que mais precisam do poder público”, disse o presidente da Cohab-SP, Edson Aparecido.

O prédio tem 21 andares e 7,1 mil metros quadrados de área construída. Os apartamentos serão erguidos em 15 andares. Os demais são do mezanino, térreo, subsolo com caixa d´água inferior e dois pavimentos superiores para a casa de máquina dos elevadores e outro reservatório d'água.

As unidades reformadas já estão prontas para receber as 120 famílias (Foto: Gabriela Nolasco/Cohab)

O imóvel é de propriedade da União que cedeu à entidade organizadora, por meio de Concessão de Direito Real de Uso. A escolha das famílias foi realizada pela União das Lutas de Cortiço (ULC), seguindo as regras definidas pelo Governo Federal.

União de esforços garante habitação para capital

Em dezembro de 2017, o governo federal por meio do Ministério das Cidades autorizou a contratação para a construção de mais 600 moradias populares na capital paulista, totalizando 2.500 unidades autorizadas no mês pelo governo federal pelo Programa Minha Casa Minha Vida, o equivalente a 13% do total liberado desde o início do programa em 2009.

Com as obras em andamento, o município contabiliza mais de 14,8 mil apartamentos em construção e outras 12 mil moradias com financiamento garantido.