Prefeitura anuncia recursos para 1.248 novas moradias em parceria com Estado e União

No total, serão investidos R$ 163,4 milhões em conjuntos residenciais que serão construídos em terrenos municipais na zona leste da capital

__________________________________________________________________________________________

14:06 - 06/02/2018 Fotos: Heloisa Ballarini/Secom

Autoridades e lideranças do movimento de moradia acompanham o anúncio da liberação de recursos para construção de novas moradias populares

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado, anunciou nesta terça-feira (6) a liberação de recursos para a construção de 1.248 novas moradias populares na capital. Os conjuntos residenciais serão construídos em terrenos da Cohab-SP, por meio de convênio entre os Programas Minha Casa, Minha Vida, Casa Paulista e Casa da Família.

Os investimentos serão de R$18,4 milhões por parte da Prefeitura de São Paulo, R$ 25,2 milhões do Governo do Estado e R$ 119,8 milhões do Governo Federal. No total, o investimento será de R$ 163,4 milhões.Todos os apartamentos serão destinados a famílias com renda mensal de até R$ 1.800, de acordo com o programa federal.

Os terrenos em que serão construídos os conjuntos residenciais foram desapropriados pela Cohab-SP e Secretaria Municipal de Habitação ao longo dos últimos anos por valores que totalizam mais de R$ 17 milhões.

“A assinatura de hoje significa um avanço na parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para viabilizar as novas moradias em São Paulo. A Cohab desapropriou seis terrenos para a construção dos empreendimentos, que atenderão ao cadastro do programa municipal de habitação, onde há pessoas aguardando há bastante tempo, e também a pessoas que estão em áreas de risco e no programa de locação social”, explicou o presidente da Cohab-SP, Edson Aparecido.

O presidente da Cohab-SP, Edson Aparecido

O prefeito João Doria destacou a política habitacional e a importância da parceria com o Estado. “Estamos realizando com o Governo do Estado o que só no governo Mario Covas aconteceu. A moradia é prioridade, atende à população de baixa renda, que mais precisa do nosso trabalho.”

As obras já foram iniciadas em dois terrenos que somam 13.983,5 m2, no bairro Jardim São Luís, distrito de Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. O Conjunto Habitacional Manuel Bueno 1 e 2 terá 600 unidades de 48,04 a48,57 m², com sala, cozinha, área de serviço, dois dormitórios e um banheiro. Serão três torres em cada condomínio, com 100 unidades habitacionais em cada uma delas.

Também no Itaim Paulista, o Residencial Academia somará mais 194 unidades na capital. No terreno de 5.784,36 m², serão erguidas duas torres, cada uma com apartamentos contendo sala, cozinha, área de serviço, dois dormitórios e um banheiro. Assim como os demais projetos, o condomínio terá completa área de lazer.

O Residencial Campo das Pitangueiras, no bairro Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, terá 89 apartamentos de 49,19 m² a 49,72 m². O condomínio será construído num terreno de 2.567,00 m², com duas torres.

O conjunto Osório C e D, no Itaim Paulista, somará mais 365 unidades habitacionais novas na região. O terreno de 5.000 m², destinado ao residencial Osório C, terá três torres habitacionais, lazer coberto e descoberto, 15 vagas para veículos sendo uma vaga para pessoas com deficiência, oito vagas para motos, bicicletário e jardins. As unidades habitacionais de 49,56 a52,39 m², contendo sala, cozinha, área de serviço, dois dormitórios e um banheiro.

Em 2017, 1.782 moradias populares foram entregues na cidade de São Paulo. Outras 26.916 unidades estão em obras ou contam com financiamento garantido. Dessas, 14.874 já tiveram a construção iniciada e 12.042 unidades habitacionais têm seus recursos garantidos.