Seminário de capacitação reúne 200 síndicos de conjuntos habitacionais da Cohab em Itaquera

Conteúdo preparado em parceria com a Universidade Secovi abordou segurança, gestão e a inclusão dos conjuntos em programas sociais para melhorar a vida de moradores

Data:10/04 - 13:51

Presidente da Cohab, Edson Aparecido falou para 200 síndicos sobre os programas sociais em parceria com Secretarias Municipais

Com o anfiteatro da Prefeitura Regional de Itaquera lotado, a Cohab-SP realizou no sábado (7) o primeiro Seminário de Capacitação de Síndicos de conjuntos habitacionais da Companhia de 2018. Com as 200 vagas preenchidas, o seminário apresentou conteúdo sobre gestão condominial, elaborado em parceria com a Universidade Secovi.

Os painéis abordaram assuntos como segurança, manutenção, acessibilidade e legislação. O consultor e delegado titular do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Carlos Alberto da Cunha, falou das ocorrências mais comuns nos conjuntos, apresentando um vídeo, e deu dicas sobre como prevenir as invasões em condomínios.

O advogado do Departamento Jurídico da Companhia Ricardo Ricardes tratou de questões normativas da gestão condominial, como a regularização de taxas e renegociações de contratos com moradores.

A diretora Administrativa da Companhia, Renata Soares, esclareceu as vantagens da adesão à Tarifa Social. O programa que oferece desconto nas tarifas de energia e água tem conquistado bons resultados. Dados da Sabesp mostram que 14 mil famílias já foram beneficiadas em 452 empreendimentos da Cohab-SP pela Tarifa Social, que reduz a conta de água em 66%, permitindo aos síndicos investirem em melhorias nos condomínios.

O Secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquatto e Edson Aparecido assinaram o termo de cooperação para o programa Cohab Acessível

Katia Maria Gomes contou que, na Cohab Taipas, alguns conjuntos, como o Carijós I, que ela administra, conseguiram reduzir de R$ 2 mil para R$ 500,00 as contas de energia e água, depois de aderirem ao programa Tarifa Social, que a Cohab-SP tem divulgado nas reuniões regionais com os síndicos. “Eu fico feliz porque antes falavam que a Cohab não existia mais e agora estamos vendo que isso não é verdade e estamos tendo o apoio que a gente precisa para fazer as coisas acontecerem nos prédios”, disse.

Na abertura do Seminário, o presidente da Cohab-SP, Edson Aparecido, ressaltou a importância das parcerias com as secretarias municipais para o desenvolvimento de programas sociais nas comunidades onde estão os conjuntos habitacionais. “Temos feito muito mais do que construir moradia, porque é preciso melhorar a vida das pessoas nos conjuntos existentes. Isso  impacta positivamente o desenvolvimento nas diferentes regiões da cidade”, disse ele, antes da assinatura do termo de cooperação com a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPED) para o programa Cohab Acessível. O secretário Cid Torquato comemorou a formalização do trabalho que promoverá adaptações nos conjuntos habitacionais.

A Cohab e a SMPED já estão cadastrando os moradores com deficiência nos condomínios e a equipe da secretaria realizou esse trabalho durante a recepção dos síndicos no evento de sábado. “Eu acho muito importante a Cohab assumir esse trabalho com a gente. Afinal, os prédios mais antigos não vinham com projetos adequados sobre acessibilidade”, afirmou Kelly Cristina Marinho, síndica de um condomínio da zona leste com mais de 40 anos de existência.

A secretária Municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, convidada para o Seminário, explicou como a parceria que já está em construção com a Cohab poderá ajudar aos moradores dos conjuntos habitacionais com oficinas e programas para a geração de emprego e renda.