Prefeitura Regional de Itaquera recebe o workshop de “Mobgrafia Inclusiva”

Oficina pública de fotografia com smartphone teve a participação de moradores dos conjuntos habitacionais de Itaquera e Guaianases

06/08/2018 - 12:00

No sábado, dia 04/08, a Prefeitura Regional de Itaquera recebeu o workshop sobre Mobgrafia inclusiva, ministrado pelo fotografo Ricardo Rojas, criador do prêmio internacional de Mobgraphia. A palestra foi apresentada aos síndicos e mutuários da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) das regiões de Itaquera e Guaianases.

Uma parceria entre a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) com o fotógrafo Ricardo Rojas, presidente da ONG Movimento e sócio fundador da mObgraphia (realizadora do mObgraphia Mobile Photo Festival) levou o projeto “mObgrafia inclusiva” para as Cohabs Itaquera e Guaianases, no último sábado.

Com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED), a oficina pública apresentou um conteúdo dinâmico e visual da “mobgrafia inclusiva”, das 9h às 11h 30min, na Prefeitura Regional de Itaquera, localizada na Rua Augusto Carlos Bauman, 851.

“A SMPED tem como objetivo promover a transformação social necessária para a inclusão da pessoa com deficiência e a tecnologia é uma grande aliada nesse sentido”, disse o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O presidente da Cohab-SP, Alexsandro Peixe, diz que a ação tem como objetivo aproximar a Companhia dos munícipes, oferecendo serviços. "A Cohab tem em sua essência essa atuação social, que é importante para quem vive nos conjuntos habitacionais, porque gera um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas", afirma.

Cohab-SP e SMPED já são parceiras no programa Cohab Acessível nos prédios e condomínios.  O projeto mObgrafia prevê a inclusão social e digital, que visa educar e informar pessoas com interesse em artes visuais, buscando dar oportunidades e inserção no mercado de trabalho.

As oficinas nas Cohabs abordaram os seguintes temas: o que é mobgrafia; quem é a *mobgraphia Cultura Visual – o que é este movimento, que agrega admiradores e promove a fotografia com smartphones -; o que fazem; o momento em que vivemos - momento de transição na forma de fazer comunicação e o "poder" que a mobgrafia pode dar -; quando e como isso começou; um novo olhar para a Arte da Fotografia; a força da imagem - vários exemplos impactantes de imagens geradas por smartphones -; fundamentos básicos da fotografia - composição e luz - e uso de aplicativos de edição - como snapeseed.