Vila dos Idosos completa 11 anos como exemplo de moradia social no Brasil
Empreendimento do programa de Locação Social da Prefeitura de São Paulo recebeu o Selo Mérito 2017, da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação

Data: 15:36

A foto foi tirada ao longe mostrando toda a Vila dos Idosos.

A Vila dos Idosos é empreendimento do programa de Locação Social e que foi reconhecido, em 2017, como modelo para demais cidades brasileiras

Neste sábado (8) a Vila dos Idosos, localizada no bairro do Pari, região central de São Paulo, completa 11 anos com uma comemoração especialmente preparada para os moradores e convidados.

O evento, organizado pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a Prefeitura Regional da Mooca terá um café da manhã e a apresentação do artesanato produzido pelos moradores.

Na foto está o prefeito Bruno Covas andando juntamente com as idosas da Vila.

O prefeito Bruno Covas, o presidente da Cohab-SP, Alexsandro Peixe e o secretário de Habitação, Fernando Chucre foram recebidos pelas moradoras e voluntárias na gestão interna da Vila

Inaugurado em 2007, o empreendimento é considerado um modelo de política pública bem-sucedida no oferecimento de moradia digna para idosos. Tanto que, em agosto de 2017, a Vila dos Idosos recebeu o Selo Mérito 2017, da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação.

Como parte do programa de Locação Social de São Paulo, a gestão condominial desta moradia para idosos é realizada pela Cohab-SP. A administração social é da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

Na Vila dos Idosos moram cerca de 200 pessoas, em 145 unidades habitacionais, 25% adaptadas para portadores de necessidades especiais, distribuídas entre 90 quitinetes (30 m²) e 55 apartamentos de um quarto (43 m²).

O espaço comum foi projetado para atender às necessidades desse público, com três salas para TV e jogos, quatro salas de uso múltiplo no térreo voltadas para a rua, salão de festas com cozinha e sanitários, área verde, espelho d’água, horta comunitária e três elevadores. Um deles fica logo na entrada do condomínio. O outro, próximo ao salão de festas, e o terceiro fica no meio do empreendimento, na saída para a quadra de bocha.

A foto foi tirada ao longe pegando toda a fachada de frente da Vila dos Idosos, inclusive equipamentos de academia que há na praça.

Apartamentos adaptados e área comum criada para a integração dos idosos em atividades

Os moradores têm assistência médica pelo Programa de Atendimento ao Idoso (PAI), desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região e acompanhamento semanal de assistentes sociais e psicólogos.

Pelo Programa Locação Social, que oferece subsídios para populações vulneráveis e de baixa renda no acesso à moradia, os idosos que recebem até três salários mínimos pagam como aluguel o equivalente entre 10% e 15% dos rendimentos de suas aposentadorias, além de uma taxa condominial no valor de R$ 35.

Para dona Ilidia Luggero, 90, morar no empreendimento foi uma escolha. “Prefiro estar aqui, entre pessoas da minha idade, mesmo tendo sido convidada por familiares para morar com eles, aqui somos uma grande comunidade”, contou a moradora.

A foto mostra o Prefeito Bruno Covas cumprimentos idosas que estão sentadas conversando.

Dona Ilidia, aos 90 anos, recebeu os cumprimentos do prefeito Bruno Covas no evento de 11 anos da Vila dos Idosos