Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Cohab-SP oferece treinamento de brigada de incêndio na Vila dos Idosos

Empreendimento do programa de Locação Social para idosos é o segundo a contar com uma brigada de incêndio


Data: 14/09 - 15:47

Ação busca mostrar aos moradores como agir em casos de incêndio

Na quarta-feira (12/08) a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) organizou o treinamento da brigada de incêndio no residencial Vila dos Idosos, no bairro do Pari, na região central da cidade, para capacitar os moradores sobre como agir em casos de incêndios. A empresa contratada pela Companhia para aplicar o treinamento já havia passado no Palacete dos Artistas, outra moradia para idosos do Programa de Locação Social da Prefeitura de São Paulo, em Julho.

A primeira etapa começou no dia 4 de setembro, com uma palestra para apresentar aos moradores da Vila dos Idosos a importância da brigada e dos equipamentos de combate a incêndio no condomínio, prevenção de acidentes domésticos.

Os 20 moradores que se tornaram voluntários compareceram ao treinamento prático, realizado pelo bombeiro Leonardo Augusto, que mostrou como agir em situações de emergência, como reconhecer um princípio de incêndio e até como se organizar diante de uma ocorrência mais grave. 

        

 

A atividade teve exercícios práticos para a utilização das mangueiras e extintores de incêndio, mostrando as diferenças e a aplicabilidade de cada um.

Para a moradora Maria Aparecida Amato Costa, 73, conhecida como Dona Cida, o treinamento ajudou muito na segurança dos moradores, “Foi importante para nós, pois por ser um local de moradia para idosos, pode acontecer de alguém esquecer algo no fogão ou de alguma forma colocar fogo acidentalmente no apartamento. Agora a gente sabe como lidar nessas situações até o socorro chegar”, conta. Ela também disse que aprendeu sobre os itens modernos de combate ao incêndio, pois antes só conhecia os mais antigos.

Bombeiro Augusto realizando o seminário para os moradores

O bombeiro Augusto explicou que “A brigada de incêndio é fundamental para qualquer edifício, pois são eles que podem perceber algum incidente, estar preparados para agir e evitar que acidentes mais graves aconteçam.”

Os moradores que participaram do treinamento receberão um certificado da brigada de incêndio.



Ir para o topo desta página