Mais 740 unidades habitacionais são inauguradas no Residencial Espanha, na Cidade Ademar

Em outubro, dois condomínios com 580 unidades foram entregues. Ao todo, serão beneficiadas 3.860 famílias da zona sul da capital paulista

Data: 30/11

Na imagem estão algumas autoridades, entre elas, o Prefeito de São Paulo, o secretário de Habitação e o presidente da Cohab-SP, com uma futura moradora e seu sobrinho, envolta da placa de decreto da entrega das unidades habitacionais do Residencial Espanha.

Prefeito Bruno Covas, presidente da Cohab, Alexsandro Peixe e secretário Fernando Chucre com os futuros moradores do Residencial Espanha

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com os governos Federal e Estadual, inaugurou nesta sexta-feira, 30, mais três condomínios no Residencial Espanha, na Cidade Ademar, zona sul da capital paulista. São os condomínios Bilbao, com 260 unidades, Ceuta, com 280 unidades, e Pamplona, com 200 unidades. Ao todo, são 3.860 apartamentos distribuídos em 14 condomínios. Em outubro deste ano, os condomínios Ávila e Barcelona respectivamente com 300 e 280 unidades foram entregues às famílias.

O Residencial Espanha está localizado nas proximidades da Estrada do Alvarenga e da Represa Billings, região conhecida como Balneário São Francisco e Jardim Apurá, no bairro da Pedreira, e foi construído para atender famílias removidas de frente de obras públicas para urbanização e infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de famílias removidas de áreas de risco e de recuperação ambiental. Todas as famílias reassentadas nessas novas unidades habitacionais são oriundas de comunidades internas à Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Reservatório Billings (APRM-B).

Para viabilização do conjunto, foram investidos R$ 379 milhões por meio do programa Minha Casa Minha Vida (FAR), sendo R$ 293 milhões da União, R$ 72 milhões do Estado e R$ 13 milhões do Município.

Os condomínios são equipados com guarita, depósito de lixo, vagas de estacionamento, áreas de lazer condominial com quadra esportiva, redário, salão de festas e áreas verdes. E os apartamentos têm dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área de serviço em 48 m² de área útil.

Com pessoas sentadas ao fundo, Prefeito de São Paulo Bruno Covas e a moradora Marlene Martinez posam segurando juntos a chave do apartamento  A moradora Marlene Martinez e seu sobrinho Ygor sorrindo olhando para o lado

Marlene Martinez foi receber a chave de sua nova casa com seu sobrinho Ygor de 11 anos

Para a nova moradora do empreendimento, Marlene Martinez, 35, que esperava há 12 anos para realizar o sonho da casa própria, esse é um dia maravilhoso porque agora ela poderá se sentir segura, viver com uma qualidade melhor de vida e saber que as crianças poderão também desfrutar do condomínio sem perigo. "As esquipes de assistentes sociais foram muito importantes para a gente do início até aqui, conscientizando as pessoas", diz.

Imagem com diversas pessoas sentadas e no centro dois moradores olhando para frente esperando receber a chave de seus novos apartamentos Foto aberta, vinda vinda do palco, mostrando as costas das pessoas em pé do palco, falando com uma multidão de pessoas sentadas em baixo de uma lona

Ubiratã deixa uma moradia em situação de risco para a unidade no Residencial Espanha com a família

O seu Ubuiratã Virgínio da Silva, 54, morava há cerca de 30 anos na comunidade próxima ao córrego afirma que é muito bom saber que agora ele pode morar em um lugar digno com a sua família, “É muito bom saber que você vai se mudar de um lugar desordenado e sem estrutura para um com todas essas qualidades. Hoje estou realizando um sonho.”

O terreno onde está todo o empreendimento tem cerca de 800 mil m², dos quais 250 mil m² foram destinados à implantação dos condomínios e os demais 580 mil m² serão incorporados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente ao Parque Municipal dos Búfalos. A realização do empreendimento promoveu a preservação de 14 nascentes na área, onde foram plantadas aproximadamente 30 mil mudas nativas de 135 espécies diferentes. O término do plantio foi em 2017 e sua manutenção ocorrerá até 2021.

Além disso, mais de 38 mil m² foram destinados para a instalação uma área institucional com três equipamentos públicos, sendo um Centro Municipal de Ensino Infantil (CEMEI), uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), e um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Mais informações: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/habitacao/residencial_espanha/

Implantação do 5º maior parque urbano, o Parque dos Búfalos

O Parque dos Búfalos será o 5º maior parque urbano da capital paulista ficando atrás apenas dos parques Anhanguera, Ibirapuera, Carmo e Vila do Rodeio. Estão previstas as instalações de parquinho, áreas de ginástica, praças de estar, ciclovia, pista de corrida, equipamentos de educação ambiental e esportivo.

O projeto básico foi licitado e seu desenvolvimento terá início ainda em dezembro de 2018. Foram realizadas várias oficinas junto à comunidade para subsidiar a elaboração da proposta. Atualmente o parque está em fase de cercamento.