No começo de 2019, a Cohab-SP desenvolveu o projeto “Não seja enganado” que visa orientar a população sobre os riscos que existem ao comprar unidades habitacionais do município sem consultar a Companhia.
É muito comum encontrar ofertas de unidades habitacionais da Cohab e do Minha Casa Minha Vida (Faixa 1 e 2) à venda em corretoras, imobiliárias e sites na internet. O que muitas pessoas não sabem é que adquirir um imóvel por meio de terceiros envolve diversos riscos. Havendo a pretensão por uma unidade com esse perfil, orientamos que o interessado consulte sempre a Cohab para conhecer a real situação da residência, pois é possível que esta apresente impedimentos que causarão grandes complicações para o comprador como até o a perda do imóvel.
Outra prática irregular conhecida, a cobrança de taxas para cadastrar interessados na demanda habitacional do município. Vale ressaltar que o cadastro da Cohab é gratuito e pode ser realizado direto pelo site da companhia www.cohab.sp.gov.br/cadastro.
Desde março de 2019, as orientações fazem parte dos serviços prestados pela van Cohab na Área, em que os atendentes passam as informações corretas, evitando que mais pessoas sejam enganadas.