Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Cohab entrega termos de quitação na zona leste

Ação fez parte do Mutirão nos Bairros, em Guaianases


Data: 23/04/2019 - 16:11

Presidente da Cohab, Alexsandro Peixe e o Secretario da Casa Civil, João Jorge, entregando o termo de quitação para moradora na tenda da Cohab no Mutirão nos Bairros


 


Neste sábado (20/4) a Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de São Paulo (Cohab-SP), emitiu 354 termos de quitação para moradores do conjunto habitacional Jardim São Paulo, em Guaianases, zona leste da cidade. A ação que ocorreu na Praça Getúlio Vargas fez parte do Mutirão nos Bairros, programa que tem como objetivo atender a população com serviços de zeladoria e fornecer orientações gratuitas sobre os diversos órgãos administrados pela Prefeitura.


Na oportunidade a van de atendimento “Cohab na Área” prestou 89 atendimentos com serviços como esclarecimento a dúvidas, agendamentos na central da habitação e apresentação das novas ações de conscientização da Companhia: “Não seja enganado”, “Desplugando” e “Conviva Bem”.


Imagem do termo de quitação sendo passado da atendente da Cohab de preto para a mutuária de cinza. Quatro pessoas na foto, dois atendentes da Cohab à direita atendendo uma mulher e um homem a esquerda. No fundo é possível ver o banner da Campanha Não Seja Enganado em branco e azul.


Cerca de 20 pessoas sentadas na tenda da Cohab esperando para serem atendidas e retirar o termo de quitação. No fundo há um banner preto com o logo da Cohab.


 


Conheça as ações


Não seja enganado


É muito recorrente encontrar oferta de unidades da Cohab à venda em corretoras, imobiliárias e sites na internet. O que muitas pessoas não sabem é que adquirir um imóvel da Cohab por meio de terceiros envolve muitos riscos. Por isso, foi desenvolvido o projeto “Não seja enganado”, ação que busca orientar a forma correta de aquisição de uma unidade da Cohab. É fundamental que o interessado consulte sempre a Companhia para que o processo esteja de acordo com as regras estabelecidas de comercialização das unidades habitacionais, evitando complicações para o comprador e até a possível perda do imóvel.


 


Desplugando


Um grande número de pessoas não sabe que o hábito, comum a muitos, de deixar carregadores, ventiladores e aparelhos eletrônicos pessoais o dia todo plugados na tomada, pode colocar em risco a nossa casa e a nossa segurança. Pensando nisso, foi lançado o programa DESPLUGANDO, que tem como intuito mostrar os riscos que esses aparelhos, quando ficam muito tempo energizados, oferecem. Incêndios e pequenas explosões podem ocorrer. O intuito do Programa é orientar a melhor maneira de como prevenir esses acidentes.


 


Conviva bem


Um ponto fundamental em condomínios e, principalmente, em conjuntos habitacionais, é a forma como agimos dentro desses espaços. O programa “Conviva Bem” vem para auxiliar nesse quesito. A ação conta com diversas dicas de como melhorar a convivência entre seus moradores.


 


Sobre o evento


O Mutirão nos Bairros é um programa da Prefeitura de São Paulo que busca atender a população com serviços de zeladoria e fornecer orientações gratuitas sobre os diversos órgãos administrados pela Prefeitura nas áreas como: trabalho, saúde e assistência social, serviços de limpeza e zeladoria. Os bairros São Mateus e Santo Amaro já receberam a ação.


Em Guaianases estiveram presentes as seguintes ações.


Na área da Secretaria Municipal da Saúde, os funcionários das UBSs da região realizaram testagem rápida de HIV e Sífilis e fizeram a distribuição de preservativos durante o evento.  As equipes também deram informações sobre como combater animais peçonhentos e eliminação de criadouros do Aedes Aegypti.


A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência ofereceu informações e acesso a serviços como Programa Cultura Inclusiva, Selos de Acessibilidade Digital e  Arquitetônica e Central de Intermediação de Libras (CIL), assim como a programas da Prefeitura de estágio para estudantes com deficiência. A população também recebeu orientações sobre o Bilhete Único Especial e o Contrata SP, que acontece no próximo dia 23.


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho levou aos moradores de Guaianases serviços do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa. Entre as ações estavam orientações sobre vagas de emprego, informações sobre como formalizar uma empresa, se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e sobre a emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho. Para emitir a primeira via do documento é necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4. Para a segunda, deve ser apresentado boletim de ocorrência ou declaração, quando tratar-se de extravio, furto, roubo ou perda.


Sobre o Vai Tec


Os participantes puderam, ainda, obter informações sobre as inscrições para a quarta edição do Programa Vai Tec, que vai até 21 de abril. O projeto tem o objetivo de fortalecer o ecossistema do empreendedorismo nas periferias auxiliando jovens a criar, desenvolver, validar e impulsionar negócios que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócio, promovendo o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda.


A Sabesp contou com uma agência móvel, para que os interessados façam a retirada de segunda via da conta de água, solicitações de serviços e parcelamento de dívidas. A companhia também colocou bebedouros à disposição do público e fez a distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e divulgação do app Sabesp, entre outros assuntos.


A equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) esteve no local oferecendo orientações sobre políticas e equipamentos públicos, abordando temas pertinentes aos idosos, população LGBTI, mulheres e educação em Direitos Humanos.


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do Mutirão nos Bairros com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, que esteve no local fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.


Cultura


As crianças também foram contempladas durante o evento. A programação para os pequenos contou com pintura de rosto, escultura de balão e brinquedo pula-pula.  O Ônibus da Cultura, com acervo de 2.500 itens, entre livros, gibis, mangás, quadrinhos, revistas e jornais de grande circulação, participou da ação.


A Casa de Cultura de Guaianases (Rua Castelo de Leça, s/nº, Jardim Soares ) promoveu o Sabadão Cultural, com oficinas de técnicas corporais, teatro jovem e infantil e capoeira.



Ir para o topo desta página