Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Cohab entrega termos de quitação para moradores da zona sul

Ação fez parte do Mutirão nos Bairros que aconteceu no M’Boi Mirim


03/06/2019 - 09:22

De: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP


No lado esquerdo da imagem está os banners do Conviva Bem e Desplugando. Ao centro da foto está a tenda da Cohab com dois representantes da Companhia sentados com dois mutuários entregando os termos de quitação. Além de ter dois de costas esperando para serem atendidos.

Neste sábado (1/6) a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP) participou dos serviços prestados na 8ª edição do Mutirão nos Bairros no M’Boi Mirim. Para o evento, foram convocadas 74 famílias do empreendimento Promorar Jardim São Luís para retirarem o termo de quitação de suas propriedades. As ações de zeladoria ocorreram no Largo da Piraporinha e contou com a presença de diversas secretárias.

A unidade móvel Cohab na Área realizou 100 atendimentos para a população local, que puderam agendar consultas na central da Cohab, receber orientações e esclarecimentos sobre contratos, transferências, emissão de boletos, ajustes financeiros e outras dúvidas.

Todos os munícipes que foram atendidos pelo Cohab na Área puderam aprender mais sobre as ações de conscientização da Companhia: Não seja enganado; Desplugando e Conviva Bem.

Na imagem, está do lado esquerdo um banner do projeto da Cohab "Não seja enganado" com os objetivos. Ao lado do banner, está uma mutuária sorrindo para a foto com o termo de quitação em mãos.  Ao lado esquerdo da foto está um representante da Cohab entregando o termo de quitação para o senhor Delmiro que está sentado a sua frente.

Uma das 74 famílias convocadas para retirar o termo de quitação, foi a do Delmiro Resende, 62, que estava muito contente em retirar o documento. “Eu estava esperando há bastante tempo para esse momento. Hoje estou mais tranquilo e sei que a agora a casa é 100% minha”.

O empreendimento Promorar Jardim São Luís fica no bairro de Parque Santo Antônio. O início de suas obras foi em meados da década de 80, com recursos originários do extinto Programa de Erradicação de Sub-Habitação (PROMORAR), vinculado ao então Banco Nacional da Habitação (BNH). O conjunto possui 704 unidades habitacionais e foi regularizado pela Cohab em setembro de 2016.

Antes de visitar o Mutirão, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, conferiu as obras nos equipamentos da Casa de Cultura do M’Boi Mirim que irá fornecer uma grande variedade de atividades gratuitas para a população.

Na foto, da direita para a esquerda está o deputado federal, seguido do presidente da Cohab Alexsandro Peixe e ao lado o prefeito Bruno Covas juntamente com o senhor Delmiro segurando o termo de quitação. Na foto, ao lado direito está a representante da Cohab entregandoo termo de quitação para um mutuária que está sentada a sua frente.

 

SOBRE O EVENTO

O Mutirão nos Bairros é um programa da Prefeitura de São Paulo que busca atender a população com serviços de zeladoria e fornecer orientações gratuitas sobre diversos órgãos administrados pela Prefeitura nas áreas como: trabalho, saúde e assistência social, serviços de limpeza e zeladoria. A ação já passou por São Mateus, Santo Amaro, Guaianases, Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera e Capela do Socorro.

 

(Por: Secretaria Especial de Comunicação)

"Em abril nós começamos este programa, não apenas com as ações de zeladoria, mas também com atividades sociais. É isto que estamos fazendo aqui hoje, com o envolvimento de diversas secretarias, atendendo a população e cuidando da região", disse o prefeito Covas durante a realização do evento em M’Boi Mirim.

As ações no M’Boi Mirim:

Durante o evento, os profissionais da Secretaria da Pessoa com Deficiência  promoveu ações como  Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica,  Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência,  Programa Cultura Inclusiva (atividades culturais acessíveis)  e Central de Intermediação de Libras (CIL). As equipes também deram orientações sobre Bilhete Único Especial e atenderam outras demandas.

 

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)  esteve presente na ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) itinerante.  As famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer o cadastramento no CadÚnico.

O bairro também recebeu a campanha de conscientização com a hashtag #lixoénolixo, que tem como objetivo combater a sujeira na cidade chamando a atenção sobre o destino correto dos materiais. Um saco de lixo gigante inflável chamou a atenção da população para o problema. Todos os dias, 20 mil toneladas de lixo são recolhidas na cidade. O volume leva em consideração apenas os dejetos coletados pelos caminhões e o serviço de varrição. A campanha também está presente em todos os canais de comunicação da Prefeitura, em especial as redes sociais.

 

Saúde

As tendas da Secretaria Municipal da Saúde ofereceram serviços de aferição de pressão arterial e glicemia.As pessoas também puderam tomar vacina contra febre amarela e gripe, além de fazer testes rápidos de HIV. Também estão sendo distribuídos preservativos, kits odontológicos, orientação de DST e  AIDS, assim como avaliação de câncer bucal.

Os profissionais deram orientações sobre o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial, prevenção de dengue, arboviroses e alimentação saudável. Também fizeram parte da grade de programação ações de saúde masculina e informações sobre instalação e funcionamento do aplicativo Agenda Fácil.

 

Trabalho e empreendedorismo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho levou representantes de empresas privadas ao evento. Quem estiver em busca de recolocação profissional pôde se candidatar às vagas oferecidas por elas. O evento também contou com a participação do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), oferecendo a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Bastava apresentar RG, CPF e uma foto 3x4 para obter o documento pela primeira vez.

A Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa)  disponibilizou informações para quem já tem uma empresa ou se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

 

Direitos Humanos

Os profissionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania estiveram no local para atender denúncias de violência contra mulheres e encaminhar para equipamentos da rede. Também foram distribuídos panfletos com orientações em defesa da mulher.

 

Houve ainda acolhida e escuta para defesa de direitos (Ouvidoria). Uma Unidade Móvel (LGBTI esteve no local, informando serviços e programas com orientações sobre como agir em caso de denúncias de violência e discriminação (LGBTI). A SMDHC levou ao mutirão do M´Boi uma exposição de tapetes confeccionados por moradores em situação de rua, organizada pela Coordenação de Pop Rua.

A Secretaria Municipal de Cultura participou oferecendo uma programação com dança do ventre, balé e música sertaneja. Entre 10h e 15h, acontece a Viradinha, programação infantil com contações de histórias e oficinas.

Na agência móvel da Sabesp, a população pôde retirar segunda via da conta de água, solicitar parcelamento de dívidas e fazer pedidos de serviços, entre outras ações.  Bebedouros também foram disponibilizados pela companhia. Houve distribuição de folhetos com informações sobre o app Sabesp, limpeza da caixa-d'água e uso consciente da água.



Ir para o topo desta página