Conclusão do Residencial Safira beneficia 952 famílias da Zona Leste

Prefeitura entrega as últimas 551 unidades, nos condomínios Safira II e IV, em Itaquera

Data: 07/10/2019

Por: Assessoria de Comunicação e Imprensa - Secretaria Municipal de Habitação

A foto foi tirada em cima do palco, ao lado direito estão dois mutuários recebendo a chave pelo governador João Dória, o presidente da Cohab Alex Peixe e o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas.

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e COHAB-SP, entrega, neste sábado (5) às 10h, 551 unidades no Conjunto Habitacional Safira, em Itaquera, zona leste da cidade. Com o evento de inauguração, que será realizado na Av. Osvaldo do Valle Cordeiro, 1473, Parque Savoy, a Prefeitura conclui as obras do residencial. Em julho, foram entregues 150 apartamentos no condomínio Safira I e mais 251 no Safira III. Ao todo, o empreendimento é composto por cinco condomínios, totalizando 952 unidades distribuídas em 12 torres, construídas em um terreno de 24.901,43 m².

O Residencial Safira foi objeto de chamamento público e construído por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), complementado com aporte do Governo do Estado, pelo Casa Paulista, e do município paulistano, por meio do programa Casa da Família.

A parceria entre os governos municipal, estadual e federal tem a meta de estimular a construção de moradias em lotes regularizados por meio de ações conjuntas. Na cidade de São Paulo, essa parceria pretende complementar o subsídio previsto no Programa Minha Casa Minha Vida, para construção de unidades destinadas às famílias com renda de até R$ 1.800 e às entidades organizadoras de moradia habilitadas pelo Governo Federal.

A foto foi tirada no meio da multidão, pegando todo o espaço em que estava sendo feito o evento e com a multidão olhando para o palco.

Para a construção dos 952 apartamentos, a Prefeitura investiu R$ 10 mil por unidade, chegando ao total de R$ 35,6 milhões. Também foram empenhados outros R$ 23,2 milhões do Governo do Estado e R$ 79 milhões do Governo Federal.

Todas as unidades do conjunto contam com sala, cozinha, área de serviço, banheiros, dois dormitórios e possuem entre 47 e 53 m², com quatro tipologias distintas, sendo adaptáveis para pessoas com necessidades especiais. Cada condomínio dispõe de áreas comuns que incluem salão de festas, parques infantis, quadras, áreas descobertas para convívio e jardins.

Da direita para a esquerda, está o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, ao seu lado o presidente da Cohab Alex Peixe, ao lado dele o governador João Dória e por ultimo, o secretário de habitação João Farias.    Foto tirada do conjunto habitacional.

As famílias contempladas no Residencial Safira não pagarão nenhum tipo de mensalidade, pois foram removidas para execução das obras do PAC 2 - Drenagem Rio Aricanduva e Parque das Flores, intervenções que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). O único custo para os moradores será a despesa de empresas concessionárias (água e luz) e a taxa condominial.

Para contribuir com as famílias, SEHAB e SIURB fornecerão auxílio-mudança. Outro beneficio para os moradores do conjunto será a instalação e conversão dos fogões para gás encanado, que será realizado de forma gratuita em parceria com a Comgás.