Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Ação da Cohab-SP evita invasão de terreno na zona leste

Ação em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana Ambiental deteve dois suspeitos em flagrante no local


Data: 5/8/2020

Por: Assessoria de Comunicação - Cohab-SP


Imagem em área aberta. Dois policiais da GCM Ambiental, nas duas extremidades da foto, autuam os dois suspeitos, centralizados. Os homens detidos vestem uma camisa azul e vermelha. Ao fundo está o trator que eles usavam para praticar a ilegalidade. Os rostos dos suspeitos estão borrados
Credito: Guarda Civil Metropolitana Ambiental 


 


Na manhã desta terça-feira (4/8), a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) evitou uma possível invasão em um terreno em Guaianases, zona leste da cidade. A ação, que foi uma iniciativa da Gerência de Segurança da Cohab e aconteceu em parceria com a Guarda Civil Metropolitana Ambiental, flagrou dois suspeitos em tratores que realizavam atividades de forma ilegal nas intermediações do local. Os indivíduos foram encaminhados à DP mais próxima para prestar esclarecimentos as autoridades competentes e as máquinas passaram pelo processo de apreensão. 


Os dois suspeitos faziam uso de tratores para realizar um processo chamado de terraplanagem. A atividade consiste na colocação ou retirada de terra para deixar um terreno plano. Movimentar terra é uma ação muito praticada por invasores a fim de adequar o solo para posteriormente erguer barracos.


Uma das principais preocupações da Companhia é evitar que esse tipo de crime aconteça nos terrenos de sua propriedade, principalmente em áreas que possuem projetos para atender a demanda habitacional do município. Com isso a Cohab intensificou o monitoramento dessas áreas por meio de sua Gerência de Segurança, responsável por localizar possíveis alvos de invasões e tomar as medidas necessárias para impedir que aconteçam. 


A área faz parte da segunda fase da Parceria Público-Privada (PPP) municipal da habitação e em seu projeto inicial irá beneficiar 2.600 famílias selecionadas pelo cadastro da Cohab. No final de junho deste ano, foi conhecida a empresa que ficou responsável pela construção das unidades habitacionais do local. Além das residências, o projeto também prevê a instalação de equipamentos públicos para atender os moradores do empreendimento e da região. 


A PPP é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para atender a demanda habitacional do município. Em sua primeira fase, a PPP autorizou a construção de mais de 13 mil novas unidades. Ao todo a Parceria permitirá a implantação de 25.000 novas habitações para a cidade, por meio da iniciativa privada.  



Ir para o topo desta página