Cohab-SP entrega à SMADS Centro de Acolhida Especial para Famílias no Centro de SP

Empreendimento para até 260 pessoas passa a funcionar no antigo Hotel Plaza, na Avenida São João, 407

Data: 11/12/2020

Por: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP

imagem do prédio, de baixo para cima. Ao lado está a galeria do rock.

Nessa sexta-feira, 11, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), entregou à população um novo Centro de Acolhida Especial para Famílias. O empreendimento está localizado no espaço do antigo Hotel Plaza, que por anos foi fruto de uma disputa judicial mas, desde outubro, integra oficialmente o portfólio de imóveis da Cohab-SP.

No evento, a Companhia de Habitação transferiu a posse do imóvel para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Com isso, a cidade passa a contar com mais um espaço destinado ao acolhimento permanente de famílias em estado de vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus. O empreendimento, de 84 anos, tem espaço para abrigar até 260 pessoas, em 70 unidades.

A cerimônia teve início às 11 horas e contou com a presença do Presidente da Cohab-SP, Luigi Lazzuri Neto, e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento, Berenice Maria Giannella.

Família sentada na cama de sua nova residência. A família é constituída por mulher, marido e três filhas   Presidente da Cohab, Luigi Lazzuri Neto, cumprimentando a criança na nova residência de sua família

Destinação

O prédio do antigo Hotel Plaza, também chamado de Art-Palácio, está localizado na Avenida São João, número 407, e será destinado para atender famílias em situação de rua, como uma unidade do Centro de Acolhida Especial (CAE).

O processo

A desapropriação do terreno aconteceu com fundos da Secretaria Municipal de Cultura, que era responsável por 61% da área, referente à parte do cinema. O restante – 38% do edifício – foi desapropriado pela Cohab-SP, área em que serão adaptadas as moradias. Em outubro de 2020, a justiça concedeu o auto de imissão na posse do terreno para a Cohab. Após tratativas entre as três Secretarias, foi acordada a cessão da área para a SMADS.

Corpo de autoridades presente no evento posa para foto com a nova placa do prédio inaugurado   Corpo de autoridades presente no evento posa para foto com a nova placa do prédio inaugurado

“Essa ação é um passo importante para atender famílias que estão em estado de vulnerabilidade. Estamos orgulhosos em poder ceder esse espaço para uma causa como essa. Mais uma iniciativa incrível da Prefeitura de São Paulo”, afirma o Presidente da Cohab-SP, Luigi Lazzuri Neto. "Uma grande notícia é que, nesse empreendimento, vamos reaproximar famílias que estavam separadas durante a pandemia. São maridos, mulheres e filhos que estavam residindo em outros Centros de Acolhida e, agora, passarão a, novamente, conviver juntos, em um mesmo apartamento", diz.

Cessão

A cessão do edifício é realizada por meio de ajuste formalizado entre as secretarias  envolvidas. Esse ajuste define os termos da cessão de posse. A proposta inicial para  a cessão é de 60 meses. Esse é um empreendimento ligado ao Fundo Municipal de  Habitação (FMH) sendo a Cohab-SP o órgão operador do Fundo.

Cinema Art-Palácio

Além do Plaza Hotel, o prédio Art-Palácio também abriga um cinema homônimo, fechado desde 2012. Inaugurado oficialmente em novembro de 1936 com o nome de   Ufa Palácio, estreou com o filme alemão "Boccaccio". Por décadas foi respeitado   como uma das principais salas de cinema de São Paulo, atingindo o ápice entre as   décadas de 50 e 60. Foi nessa época que começaram e a serem exibidos filmes mai   populares, concentrando os lançamentos do cineasta brasileiro Amácio Mazzaropi,   que eram exibidos primeiro ali para, só depois, partir para o grande circuito.

A chegada dos anos 70 ocasionou uma grande mudança no cenário cultural da  cidade de São Paulo e o Cine foi um dos principais a sentir o impacto. Para manter  as portas, nos anos 80, passou a exibir filmes adultos, e assim foi até o fechamento,  em 2012.

PAUTA

Nome: Inauguração do Centro de Acolhimento Especial para Famílias