Conheça o Cohab Contra o Coronavírus, canal de informações sobre a pandemia com os síndicos de conjuntos habitacionais
Iniciativa é realizada por WhatsApp, em que síndicos recebem notícias diáras e de relevancia sobre a pandemia

Data:25/3/2021
Por: Assessoria de Comunicação - Cohab-SP

Como uma maneira de levar informações oficiais e seguras para os moradores de conjuntos habitacionais, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) criou a ação “Cohab Contra o Coronavírus”. A iniciativa acontece pelo aplicativo WhatsApp, em que são encaminhadas notícias e informações relevantes diariamente sobre as medidas de prevenção e combate ao coronavírus, para os síndicos dos empreendimentos Cohab. Os conteúdos selecionados e compartilhados passam por uma séria averiguação para manter as informações relevantes e seguras.

O "Cohab Contra o Coronavírus" foi inspirado na Cohab Newsletter, ação interna que leva conteúdo informativo aos funcionários da Companhia em teletrabalho, para que se mantenham informados e atualizados sobre as notícias da gestão pública e sobre a pandemia. “Vivemos em um momento extremamente delicado e temos que lutar com todas as armas disponíveis. A informação é um desses mecanismos importantes para combater o vírus”, diz o Presidente da Cohab, Alex Peixe. “Com a integração entre os síndicos e nossos representantes regionais, a ação se mostra muito importante e efetiva. Temos que presar por informações relevantes que auxiliem síndicos e moradores da cohab”, completa.

NA PRÁTICA

Em apenas uma semana do início da ação, diversos síndicos observam a importância da medida para  seus conjuntos. Meire Andrade é síndica do condomínio Jacarandás, na Cohab Adventista II. Ela comenta que desde o início da pandemia compartilha informações sobre as medidas de prevenção necessárias e vê que com a iniciativa as pessoas estão mais dispostas a segui-las. “Os moradores me respondem agradecendo as notícias. Por vir de uma fonte segura e confiável, dá mais credibilidade para todas as medidas que já estavam em vigor”, afirma a moradora que atua como síndica há 4 anos no empreendimento.

A síndica e moradora do Conjunto Habitacional Adventista posa para a foto sorrindo e mostra a tela de um celular com a imagem “Cohab-SP Contra o Coronavírus”.

A síndica Debora Reis, do conjunto Adventista compartilha as informações com os moradores de seu condomínio.

Já Anderson de Paula, é síndico profissional e atua em 6 empreendimentos da Cohab-SP. Ele afirma que por não morar nos conjuntos, a comunicação é mais difícil, porém, em sua visão, a ação fortalece a posição dele dentro do prédio, pois ele é um caminho direto de informação. “É muito importante ter em mãos materiais com informações reais para passar aos moradores. Em alguns empreendimentos existem muitos idosos que podem ser influenciados por notícias falsas. Com a Cohab trazendo esses conteúdos, ajuda muito para que isso não aconteça”, explica o síndico, que transmite as informações do "Cohab Contra o Coronavírus" para aproximadamente 600 pessoas.

Outra síndica que aprovou a iniciativa é a Debora Reis, do conjunto Adventista. “Eu acho bem interessante sempre manter os síndicos e os condôminos informados. É muito importante para a rotina do condomínio.” Ela também conta que tem recebido feedback positivo dos moradores, e que muitos não sabiam de certas informações e finaliza “Eu acho que essa ação vai fazer o síndico se aproximar do morador e da Cohab”.

Para receber as informações da ação, o síndico deve entrar em contato com algum representante regional da Cohab, que irá passar para eles o conteúdo selecionado do dia, para ser feita a transmissão aos moradores do seu Conjunto Habitacional.

O síndico do conjunto Praia de Águas Belas posa para a foto e mostra a tela de um celular com a imagem “Cohab-SP Contra o Coronavírus”.

O síndico do conjunto Praia de Águas Belas, Robson de Sousa, aprovou a ideia e já compartilha as notícias com dezenas de moradores