Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes realiza visita a Vila dos Idosos

Empreendimento do programa de Locação Social da Prefeitura de São Paulo possui 14 anos e é considerado modelo de política pública bem sucedida.



Data:02/07/2021


Por: Assessoria de Comunicação - Cohab-SP



Uma imagem da parte externa do Conjunto Vila dos Idosos. O dia está claro, ensolarado e o céu azul. Na parte inferior da imagem aparece uma fonte com água cristalina. Atrás da fonte aparecem alguns equipamentos de exercício nas cores amarelo e azul. Logo atrás está o prédio e algumas árvores. ,


 


Nesta sexta-feira, 2/7, o Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, acompanhado do Presidente da Cohab, Alex Peixe e do Secretário Municipal de Habitação Orlando Faria, visitou a conjunto habitacional Vila dos Idosos, localizada no bairro do Pari, região central de São Paulo. Na oportunidade, o Prefeito pôde conversar com os moradores e conhecer melhor o empreendimento que é referência em atendimento à população da terceira idade.


Inaugurado em 2007, a Vila é considerada um modelo de política pública bem-sucedida no oferecimento de moradia para idosos. Tanto que, em agosto de 2017, a Vila dos Idosos recebeu o Selo Mérito 2017, da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação. 


A Vila dos Idosos tem 145 apartamentos distribuídos em quatro andares, com 90 quitinetes de 30m² e 55 apartamentos de 43m², com um dormitório. Do total de unidades, 25% das unidades foram projetados para pessoas com dificuldade de locomoção e espaço para circulação de cadeiras de rodas (PNE).


 


Ao lado esquerdo da foto está o Prefeito Ricardo Nunes, ao meio está o presidente da Cohab São Paulo, Alex Peixe, e ao lado direito está o Secretário Municipal de Habitação, Orlando Faria. Todos estão usando máscara.   Na imagem aparecem sete pessoas, uma ao lado da outra. No lado direito da imagem aparece o presidente da Cohab São Paulo, Alex Peixe, ao seu lado uma mulher de branco e o mascote da Cohab, um boneco inflável em forma de casa. Ao lado do Cohabinho está o Secretário Municipal de Habitação, Orlando Faria, e ao seu lado está o prefeito Ricardo Nunes abraçado com uma das idosas que moram no conjunto habitacional. E por último, no lado esquerdo da imagem está uma mulher. Todos estão usando máscara.


 


 


O empreendimento é adaptado às necessidades físicas dos residentes, o que implica em portas mais largas, áreas com fácil acesso, ventilação cruzada, adequação dos pisos e altura das janelas. Esses itens permitem estimular a autonomia e independência do idoso. 


O espaço comum foi projetado para atender às necessidades desse público, com quatro salas de uso múltiplo no térreo, voltadas para a rua, sendo sala para TV, jogos, atendimento, cinema e artesanato; além de área verde, espelho d’água, varanda nos andares superiores, sala de administração, portaria e três elevadores.  


Os moradores têm assistência médica pelo Programa de Atendimento ao Idoso (PAI), desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região e acompanhamento semanal de assistentes sociais e psicólogos. 


A Vila dos Idosos faz parte do programa de Locação Social da Prefeitura de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Municipal de Habitação, que oferece subsídios para populações vulneráveis e de baixa renda no acesso à moradia. Por esse programa, o morador não compra o imóvel, apenas paga um aluguel compatível com os seus rendimentos. Os idosos que recebem até três salários mínimos pagam como aluguel o equivalente entre 10% e 15% dos rendimentos de suas aposentadorias, além de uma taxa condominial no valor de R$ 35. 


A gestão condominial é realizada pela Cohab-SP e administração social é realizada pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB). Foram gastos cerca de R$ 5 milhões para construção do empreendimento.


 


Na imagem, uma das idosas que moram no conjunto habitacional “Vila dos Idosos” está de braços dados com o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de habitação Orlando Faria. Ao fundo da imagem está o presidente da Cohab-SP, Alex Peixe. Eles estão caminhando pelo Conjunto. Todos estão usando máscara.


 


 


A seleção dos moradores para atendimento seguiu os seguintes critérios: idade acima de 60 anos, renda de até três salários mínimos, não ter sido contemplado com atendimento habitacional no município, morar sozinho ou com até um acompanhante. 


A seleção de novos moradores é baseada em uma lista de suplência em casos de desocupação, o que geralmente acontece por dois motivos: morte ou perda da autonomia. No caso de novas vagas, a equipe social da Secretaria Municipal de Habitação seleciona o idoso por meio de entrevista e visita domiciliar. 


O município também tem outro empreendimento destinado exclusivamente aos idosos, o Palacete dos Artistas, localizado na Avenida São João. Neste caso, além dos critérios para seleção para a Vila, o idoso deve ter vínculo artístico. 


 



Ir para o topo desta página