Habitação beneficia 600 famílias na zona leste da cidade de São Paulo

Evento de entrega aconteceu no Residencial Phobus A, onde será o novo lar de pessoas que viviam em áreas de risco; seis receberam as chaves em cerimônia simbólica.

Data: 25/08/2021

Por: Assessoria de Comunicação - Cohab-SP

A Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo — Cohab-SP, junto a Prefeitura e por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), entregou nesta terça-feira (24) 600 novas unidades habitacionais dos empreendimentos Residencial Phobus A e Residencial Forte da Ribeira A, localizados no Parque São Lourenço, região da subprefeitura de São Matheus — zona leste da capital.

Em cada um dos conjuntos foram beneficiadas 300 famílias, onde maior parte  dependiam de auxílio aluguel ao serem removidas de moradias irregulares e/ou estavam cadastrados na fila da Cohab.

O diretor presidente da Cohab-SP, Alex Peixe, relata alguns dados sobre essa entrega: “Os terrenos foram desapropriados pela Cohab-SP, investimento de R$ 20.388.220,09 milhões, para que as obras fossem iniciadas pelos demais parceiros no projeto”. Os empreendimentos são resultados de uma parceria entre Prefeitura, Governo Estadual e Federal.

Na foto, ao lado esquerdo está o Secretário Municipal de Habitação, Orlando Faria, ao lado direito está o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, e no meio está uma das futuras moradoras do “Residencial Forte da Ribeira A” segurando uma chave simbólica. Ambos os secretários seguram uma chave relativamente grande escrita “Programa Casa Verde e Amarela”. No fundo da foto estão algumas autoridades presentes no evento, eles estão sentados e aplaudindo.

Investimentos e resultados

Para o Residencial Forte da Ribeira A, foram investidos R$ 76.829,541,37, no Phobus A, R$ 76.931.883,19; em ambos os empreendimentos o custo é de, aproximadamente, R$ 128 mil por cada unidade habitacional. A Prefeitura participou com quase R$ 12 milhões do valor total.

Os dois Residenciais possuem a mesma estrutura. Os apartamentos possuem 50m² de área total e aproximadamente 43m² de área útil com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Cada bloco conta com dois elevadores além de área de lazer coberta e descoberta com salão multiuso, churrasqueira, mini campo gramado, playground, half skate, estacionamento para veículos e motos, bicicletário e dispositivo para coleta seletiva.

A tão esperada entrega das chaves

A cerimônia de entrega dos empreendimentos ocorreu de forma simbólica e contou com a presença do diretor presidente da Cohab-SP, do Secretário Municipal de Habitação, Orlando Faria, do Prefeito da cidade, Ricardo Nunes, e de deputados e ministros representantes do Governo Federal.

Seis famílias foram selecionadas para receber a chave da casa própria durante a entrega. Dentre estas, Jaci Inácio de Barro Ferreira, 54, diarista e cuidadora de crianças. Ela viverá com a família, inclusive sua filha que é PcD, no Forte da Ribeira A. “Me sinto emocionada e muito feliz, ter a casa própria e um teto é uma garantia; parabenizo o trabalho honesto da prefeitura de todos que trabalham na habitação”, disse dona Jaci ao receber as chaves do seu novo lar no palco do evento, junto aos representantes da gestão.

O Prefeito Ricardo Nunes está posando para a foto com uma das famílias beneficiadas. À direita está o filho da mutuária, seguido do Prefeito e por último está a mutuária, segurando um bebê.

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SEHAB e Cohab-SP, já entregaram mais de 1.800 unidades habitacionais de interesse social. Atualmente estão em obras cerca de 9.700 unidades por todo o município. Apenas na zona leste estão previstas até dezembro de 2021 a entrega de cerca de 900 unidades habitacionais e em toda cidade aproximadamente mais 1.300 moradias.