Prefeitura entrega 562 unidades da 1ª fase do Conjunto Habitacional Chácara do Conde, no extremo sul da capital

O Conjunto Habitacional Chácara do Conde levará o nome de ‘Prefeito Bruno Covas’ em homenagem ao ex-prefeito que retomou as obras do local e realizou ações de melhorias na região

Data: 08/10/2021

Por: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP

Na próxima sexta-feira, 08 de outubro, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Governo de Estado e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizará a entrega de 562 unidades habitacionais no empreendimento Chácara do Conde, localizado no Grajaú, zona sul da capital.

O “Conjunto Habitacional Chácara do Conde – Prefeito Bruno Covas”, viabilizado pelo Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação, conta com 10 quadras e duas fases de produção, totalizando 1.290 unidades habitacionais.

Nessa primeira fase serão entregues 562 unidades referente as 05 quadras: B, C, D, E e H. A segunda fase do empreendimento, está em obras para construção de 728 novas unidades, que serão concluídas por meio de Convênio entre a Secretaria Municipal de Habitação e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). As 05 quadras da segunda fase têm previsão de entrega para o segundo semestre de 2022.

Investimentos

O contrato efetuado em outubro de 2012, teve o valor de R$ 280 milhões, com investimento de R$ 56 milhões por parte da CDHU. Até o momento, para a primeira fase foram investidos cerca de R$ 126 milhões, sendo cerca de R$ 93 milhões da Prefeitura de São Paulo e R$ 33 milhões por parte do Governo do Estado.

Para a segunda fase de 728 unidades, que estão em obras, foram investidos até o momento cerca de R$ 26 milhões, sendo R$ 23 milhões por parte da Prefeitura de São Paulo e R$ 3 milhões por parte do Governo do Estado. Para o término das obras que contemplarão as 05 quadras: A, F, G, I e J serão utilizados os R$ 110 milhões do convênio entre SEHAB e CDHU.

No valor total para a construção das 1.290 unidades habitacionais estão inclusas também obras de urbanização realizadas para a construção do empreendimento, como canalização, infraestrutura, terraplanagem, drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água e pavimentação.

Sobre o Conjunto Habitacional Chácara do Conde – Prefeito Bruno Covas

O empreendimento conta com 1.290 unidades habitacionais, divididos em 10 quadras, com apartamentos de 02 e 03 dormitórios.

O condomínio conta com 10 zeladorias, 10 brinquedotecas, 7 salas de estudos, 7 bicicletários, 10 centros comunitários e estacionamento. Também possui sistema de acessibilidade com rampas que permite acesso às quadras, dando e todas as áreas de uso coletivo.

O projeto de urbanização no entorno do condomínio prevê cinco áreas verdes no loteamento, que somadas representam 120.434m², nas quais haverá o plantio de mais de 7.500 mudas.

Sobre as famílias beneficiadas

As famílias beneficiadas foram removidas das áreas Alto da Alegria, Cantinho do Céu, Corrégo Reimberg, Erundina, Francisco Inácio Solano, Guaicuri, Pilão, Nossa Senhora de Fátima, Pabreu, Chácara do Conde, Jardim São Bernardo III e Tanquinho, todas localizadas na região do extremo sul de São Paulo.

Serão contempladas no empreendimento 268 famílias que estavam recebendo o benefício de auxílio aluguel e 294 removidas por obras de urbanização de favelas, que fazem parte do Programa Mananciais.

Homenagem ao Prefeito Bruno Covas

Como costumava dizer: “A pior obra é a obra parada”, o ex-prefeito Bruno Covas retomou em agosto de 2018 as obras que estavam paradas desde 2015.

A entrega das unidades habitacionais na região era uma das prioridades do exprefeito que entendia a urgência e necessidade de melhorias na comunidade. Também foram retomadas as obras de urbanização na região.

Sobre o Programa Mananciais

O Programa Mananciais tem como objetivo a despoluição das represas Billings e Guarapiranga. As sub-bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings se estendem por vários municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a mais populosa do país, com cerca de 21,5 milhões de habitantes (fonte: IBGE de 2018). Somada a população que vive no território das duas sub-bacias, temos cerca de 1,8 milhões de habitantes (850 mil na Guarapiranga e 950 mil na Billings), sendo que a maior parte está concentrada nas bordas das duas represas, na cidade de São Paulo, onde vivem 600 mil habitantes, um terço da população total que vive na região.

As duas represas têm um papel importante no abastecimento da população da região metropolitana, pois respondem, em tempos de normalidade  hídrica, pelo abastecimento de 4 milhões de pessoas (20% da população da RMSP), constituindo-se no segundo maior produtor de água da RMSP.

A terceira fase do Programa Mananciais visa a urbanização de 64 áreas precárias, bem como a construção de 6,7 mil novas unidades habitacionais para o reassentamento das famílias que se encontra em situação de risco e em frentes de obras. Para proteger a ocupação de novas áreas, está prevista a implantação de um conjunto de parques e espaços públicos ao longo dos córregos que chegam às represas, bem como nas suas bordas.