Prefeitura de São Paulo entrega 228 novas moradias na zona norte da cidade

O empreendimento Tupã vai atender famílias que estavam inseridas no Programa de Aceleração de Crescimento – Encostas e Paciência

Data: 29/11/2021

Por: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP

Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), entregou as 228 unidades do conjunto habitacional Tupã, localizado na Freguesia do Ó, zona norte da cidade. A cerimônia contou com a presença do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de habitação, João Farias, o presidente da Cohab-SP, Alex Peixe e outras autoridades.

Três famílias foram selecionadas para representar as famílias moradoras e receberam simbolicamente as chaves de suas novas casas. A demanda do empreendimento estava vinculada ao Programa de Aceleração de Crescimento – PAC Encostas II – Alfredo Ávila e Paciência, e beneficiará pessoas que foram removidas de áreas de risco da região do Parque Edu Chaves, Jardim Japão e Córrego da Paciência.

Viabilizado pelo antigo Programa Minha Casa Minha Vida, o empreendimento Tupã teve o investimento total de R$26 milhões, com aporte do Governo Federal, Estadual e Municipal. A Cohab-SP foi a responsável pela desapropriação do terreno de 6.175,95m², com recursos do Fundo Municipal de Habitação (FMH).

O Diretor Presidente da Cohab-SP, Alex Peixe exalta a importância de atender as famílias de São Paulo. “É fundamental atuar para que pessoas possam realizar o sonho da casa própria. Esse é o comprometimento da Prefeitura de São Paulo”, afirma.

O Conjunto Habitacional Tupã - Sabão II possui três blocos com 12 andares e seis unidades por andar, totalizando 76 moradias por bloco. O empreendimento possui área de lazer coberta com salão de festas, sanitário e vestiários, playground, quadra de basquete, jardim, guarita. Cada torre está equipada com dois elevadores.

Dados de Habitação no Município

Desde 2017 até o momento, foram entregues a população paulistana mais de 32 mil unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda, em parceria da Prefeitura com os governos Estadual, Federal e iniciativa privada. Dessas, mais de 17.800 foram entregues diretamente pelo município. De janeiro até novembro deste ano mais de 2.700 unidades já foram entregues. Estão em obras cerca de 6.300 novas moradias. O Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo (2021– 2024) estipula a viabilização de 49.000 moradias de interesse social, por meio de SEHAB, entre unidades entregues diretamente e unidades contratadas. Também estão previstas a Regularização Fundiária para 220 mil famílias e mais 27 mil devem ser beneficiadas com melhorias em obras de Urbanização em Assentamentos Precários