Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Cohab-SP entrega troféu Super Síndico pelo terceiro ano consecutivo
Palestra levou premiação e conscientização sobre a nova lei que obriga síndicos a denunciarem violência doméstica.



Data: 10/12/2021


Por: Assessoria de Comunicação — Cohab-SP



No sábado do dia 27/11, a Cohab-SP, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e a SABESP, realizou a palestra “Papo de Condomínio”. Nela, ocorreu a entrega do troféu Super Síndico para prestigiar os administradores dos empreendimentos da Cohab que tiveram destaque pelas ações positivas efetuadas nos conjuntos habitacionais.


 

Foto dos troféus para a entrega aos síndicos. Eles tem a base escrita "Troféu Super Síndico", dois balões que indicam ser uma conversa com as frases "Cohab-SP. Papo de Condomínio", e alguns prédios nas cores verde, azul e rosa.

 

 

Conheça alguns dos síndicos vencedores desta edição

Donizete Ramos

 

Na foto o presidente da Cohab e o Secretario de Habitação entregam o troféu a um dos síndicos presente.


 


Donizete Ramos, de 36 anos, é síndico dos Condomínios Arecas I e II, localizado na subprefeitura Itaquera. A sua motivação para ser síndico, no início, foi melhorar o condomínio onde morava, mas depois foi gostando da profissão e está nela há dez anos.


Algumas das melhorias realizadas nos empreendimentos foram: a água de reuso — que possibilitou um desconto de 10% nas contas; a reciclagem; coleta e reciclagem de óleo; troca de luzes antigas por luzes de LED — resultando em uma economia de aproximadamente 30% nas contas de energia. Devido a essas melhorias, os condomínios não tiveram reajuste há três anos.


Para Donizete, receber o troféu de Super Síndico é como ser reconhecido e a palestra foi de extrema relevância. O que mais o impactou na palestra foi a questão da nova lei que obriga os síndicos a denunciarem a violência doméstica em condomínios.

 

Glaucia Ulisses Parente

 

Na foto o presidente da Cohab e o Secretario de Habitação entregam o troféu a síndica Glaucia


 


Síndica e moradora do Conjunto Lírios do Itaim Paulista, Glaucia Ulisses Parente está na gestão há quatro anos. Para ela, o maior desafio de ser síndica é cativar os condôminos. O que a fez receber o troféu de Super Síndica são as melhorias realizadas nas instalações de água, reparos nos portões de entrada e as instalações de câmeras de segurança. Quando Glaucia entrou como síndica, o condomínio estava inadimplente e sem funcionar as caixas d’água. Entretanto, o processo para regularizar a situação já está acontecendo.

 

Iramar Magalhães

 

Na foto o presidente da Cohab e o Secretario de Habitação entregam o troféu a síndica Iramar


 


Iramar Magalhães, síndica do Conjunto Garagem, localizado na subprefeitura de São Miguel Paulista, está na administração há cinco anos. O que a motivou a se candidatar à vaga de síndica foi o estado geral do condomínio, que segundo ela, estava deteriorado. A principal melhoria feita na gestão de Iramar foi a rede de esgoto, que antes dos reparos ocasionou problema em quatro apartamentos.


Assim como Glaucia, para Iramar o maior desafio é cativar os condôminos. Logo, é necessário adquirir a confiança dessas pessoas, pois sem isso não é possível ser uma boa síndica. “Receber o troféu de Super Síndica é como um dever cumprido como moradora e profissional. Se não fosse com a ajuda de todos os moradores eu não estaria lá. Então, eu represento todos eles”, finaliza.

 

José Jorge Cipriano

 

Na foto o presidente da Cohab e o Secretario de Habitação entregam o troféu ao síndico José Jorge


 


Com quatro anos de experiência como síndico do Condomínio Araucária 2, José Jorge Cipriano escolheu seguir a profissão devido às dificuldades que via no condomínio. Ele diz se sentir feliz e honrado em receber o troféu de Super Síndico. “Eu dedico esse prêmio a todo o condomínio e ao grupo de síndicos do bairro Teotônio Vilela. Esse prêmio é um símbolo que significa muito para todos nós”, completa.


A gestão de José Jorge foi de destaque por trazer o benefício da Tarifa Social, da Sabesp, novamente aos moradores, visto que havia sido cortado há mais de 30 anos.

 

Mauriceia Maria de Lima

 

Na foto o presidente da Cohab e o Secretario de Habitação entregam o troféu a síndica Mauriceia


 


Mauriceia Maria de Lima administra o Conjunto São Carlos B, na subprefeitura da Cidade Tiradentes, há um ano. O destaque principal da atuação da síndica é o sistema de portaria 24 horas, com a implantação do sistema biométrico de entrada e saída, e ronda para manter a segurança. Além disso, a síndica equipou todos os elevadores com espelhos.


Ganhar o troféu de Super Síndica é sinônimo de satisfação. “É uma representatividade da briga que temos no cotidiano, porque lidar com o público é muito difícil. Então, hoje, quando você recebe um prêmio desses, referente às nossas atividades, é bem gratificante. Nós sabemos que estamos indo no caminho certo”, diz Mauriceia.


Para ela, um dos temas mais importantes tratados na palestra foi o papel do síndico nas abordagens contra a violência doméstica, porque muitas vezes o síndico está uma posição complicada. O síndico chama a polícia, mas a pessoa afirma ser apenas uma discussão de família. E para ela, falar sobre isso é muito importante.


 

Sandra Regina do Carmo

 

Na foto o presidente da Cohab e o Secretario de Habitação entregam o troféu a síndica Sandra


 


Sandra Regina do Carmo é síndica pelo terceiro mandato do Condomínio Dourados, localizado na subprefeitura da Cidade Tiradentes. A síndica revela que antes de assumir a administração o condomínio era sujo, embolorado, não tinha iluminação e a água era suja. Entretanto, em três anos foram feitas melhorias na parte elétrica, no encanamento, nos portões de segurança, na quadra e na iluminação do empreendimento. Também foram implantados câmeras de monitoramento, muro e lixeiras. “Eu fiquei muito feliz em ganhar o troféu, porque quando assumi o posto de síndica o condomínio estava em estado crítico”, completa.



Ir para o topo desta página