Habitação beneficia mais 300 famílias na zona leste da cidade de São Paulo

O empreendimento tem objetivo de ampliar o acesso da população de baixa renda à casa própria.

Data: 29/03/2022

Por: Assessoria de Comunicação — Cohab-SP

Na imagem aparecem alguns blocos do Conjunto Habitacional Phobus B, que são pintados nas cores amarelas.

Hoje, terça-feira (29), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), entregou 300 novas unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Phobus B, localizado no Parque São Lourenço, região da subprefeitura de São Mateus — zona leste da capital.

As famílias beneficiadas foram removidas das regiões do Rio Aricanduva, Parque das Flores/Gleba Continental e Jardim São Francisco em razão de obras públicas para contenção de risco, parte delas, recebiam o auxílio aluguel, outras, sairão direto da área para suas novas moradias. Durante a cerimônia, quatro famílias dos novos moradores foram selecionadas para receberem, de maneira simbólica, as chaves de suas moradias.

Autoridades estão posicionadas no centro da imagem entregando a chave a uma moradora     O Prefeito Ricardo Nunes está ao centro da imagem entregando a chave simbólica a uma moradora

Em agosto de 2021, foram entregues outras 300 unidades habitacionais do condomínio A e a ação de hoje representa a entrega completa do residencial, que possui um total de 600 moradias.

A Cohab-SP realizou a desapropriação do terreno do Conjunto Habitacional Phobus A e B, e as obras tiveram início em abril de 2018. Para a construção das duas torres do Conjunto Habitacional (A e B), foram investidos cerca de R$ 76, 9 milhões, com recursos Federias, Estaduais e Municipais.

O Phobus B possui quatro blocos com 75 unidades em cada, térreo e mais 12 pavimentos, área de lazer coberta e descoberta com sala de jogos, ginástica, salão de festas, churrasqueira, minicampo, playground, bicicletário e dispositivo para coleta seletiva.

Os apartamentos possuem até 50m² com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, seguindo o padrão de qualidade adotado pela Secretaria Municipal de Habitação com pisos cerâmicos em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, medidores de água individualizados, paisagismo, espaço para estacionamento, portaria, acessibilidade, infraestrutura completa e outras melhorias.

Os futuros moradores estão sentados em suas respectivas cadeiras assistindo à cerimônia de entrega do Conjunto.

Dados de Habitação

Desde janeiro de 2021 até o momento, mais de 3.800 unidades habitacionais foram entregues a população paulistana. Estão em obras cerca de 6 mil novas moradias. O Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo (2021– 2024) prevê a viabilização de 49 mil moradias de interesse social, por meio de Secretaria Municipal da Habitação, entre unidades entregues e contratadas. Também estão previstas a Regularização Fundiária para 220 mil famílias e mais 27 mil famílias devem ser beneficiadas com melhorias pelas obras de Urbanização em Assentamentos Precários.