Prefeitura realiza entrega de urbanização e saneamento na região do Grajaú e anuncia convênio com a CDHU para Regularização Fundiária

As obras de melhorias de urbanização beneficiarão 664 famílias da zona sul

Data: 13/05/2022

Por: Assessoria de Comunicação — Cohab-SP

Prefeito Ricardo Nunes discursa no palanque enquanto outras autoridades e líderes comunitários assistem atrás dele

Neste sábado (14/05), a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Sabesp, entregou as obras de urbanização e saneamento no local, perímetro da Subprefeitura Capela do Socorro. Na oportunidade, também foi anunciado a parceria com o CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano para Regularização Fundiária Urbana (REURB) da área.

As obras foram realizadas por meio da Secretaria Executiva do Programa Mananciais e irão beneficiar 664 famílias. Entre as intervenções, serão entregues obras de melhorias de urbanização, como: ligações e água, rede de esgoto, drenagem pluvial, pavimentação e calçadas, paisagismo, áreas de esporte e lazer.

Além da parceria com a CDHU, também fazem parte das obras a instalação de redes de água e esgoto, em parceria com a Sabesp. Até o momento, já foram realizados 710,08m lineares de rede de esgoto e 231 ligações domiciliares. O valor investido nesta ação foi de R$ 5,2 milhões, sendo R$ 3,3 milhões do Fundurb - Fundo de Desenvolvimento Urbano, R$ 1,9 milhão do FMSAI - Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura e R$ 31.260,00 mil pela Sabesp.

A área está localizada em Macrozona de Proteção e Recuperação Ambiental, dentro da Bacia Hidrográfica Guarapiranga, e seu perímetro é considerado como Zona Especial de interesse Social – ZEIS - 4, de acordo com a Lei Municipal de Parcelamento (16.050/14).

Milton Leite, Ricardo Nunes, Rodrigo Garcia e Alex Peixe posam para a foto junto com uma família composta pela mãe e mais 5 crianças  A escola de samba da região está caminhando até a chegada ao local da cerimônia

Parcerias

A Secretaria Executiva do Programa Mananciais e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU, firmaram convênio para viabilizar a regularização fundiária e a entrega de titularidade das famílias ocupantes da área.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, também parceira nesta ação, firmou convênio para a ampliação da rede de esgoto e ligação da rede de água na região do entorno das Represas Guarapiranga e Billings. O convênio executará obras de saneamento básico (rede de captação de efluente de esgoto doméstico e rede para fornecimento de água potável). O valor investido para execução das obras será de R$ 121 milhões, sendo R$61 milhões aportados pela SABESP e R$60 milhões pelo município, com recursos do FUNDURB e FMSAI.

Sobre o Programa Mananciais

O Programa Mananciais tem como objetivo a despoluição das represas Billings e Guarapiranga.

A população que vive no território das duas sub-bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings é de cerca de 2,3 milhões de habitantes, o que representa 20% da população da cidade de São Paulo (sendo 1.158.235 na Guarapiranga e 1.145.369 na Billings – Censo 2010).

A terceira fase do Programa Mananciais visa a urbanização de 66 áreas precárias, bem como a construção de 8,7 mil novas unidades habitacionais para o reassentamento das famílias que se encontram em situação de risco e em frentes de obras. Para proteger a ocupação de novas áreas, estamos implantando um conjunto de parques e espaços públicos ao longo dos córregos que chegam às represas, bem como nas suas bordas.

Entre 2017-2020, foram beneficiadas 8.885 famílias com as obras de urbanização do Programa Mananciais. Já em 2021, foram beneficiadas 5.484 famílias.