Cohab-SP realiza reunião com Secretário Executivo de Habitação do Estado de SP para alinhar os próximos passos da PPP da Habitação Municipal

Reunião teve como pauta o alinhamento das partes técnicas referente aos recursos e financiamento do Programa.

Data: 31/05/2022

Por: Assessoria de Comunicação — Cohab-SP

Na última segunda-feira (30) do mês de maio, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo recebeu o Secretário Executivo de Habitação do Estado de São Paulo, Reinaldo Iapequino, para uma reunião com o Presidente da Cohab-SP, Alex Peixe, e o Diretor de Programas e Fomento Habitacional, Ricardo Leal, para alinhar os aportes financeiros e início das obras do empreendimento Antônio Sampaio, localizado em Tucuruvi, na Zona  Norte da cidade de São Paulo.

A imagem mostra três pessoas sentadas em uma mesa redonda. Na esquerda está o Diretor de Fomentos da Cohab, Ricardo Leal de camisa social branca, no centro o Presidente da Cohab Alex Peixe, com uma blazer azul e camisa branca, segurando uma caneta. E na esquerda Secretário Executivo de Habitação do Estado de SP Ricardo Iapequino.

O empreendimento será a primeira obra da PPP da Habitação Municipal e pertence ao Lote 12, que beneficiará 3 mil famílias para realizarem o sonho da casa própria. Durante a reunião, também foram definidos os próximos passos da PPP.

A PPP da Habitação Municipal surgiu como uma alternativa para diminuir o déficit habitacional da cidade e atualmente o Programa já contratou 22.430 novas moradias com investimentos de aproximadamente R$4 bilhões a serem realizados pela iniciativa privada. Uma das principais características inovadoras da PPP é construir moradia digna em todas as regiões da cidade de São Paulo.

Além da implantação de unidades habitacionais, o Programa também propõe o desenvolvimento urbanístico da cidade, com moradias próximas a corredores de transporte público e com possibilidade de implantação de equipamentos públicos, como postos de saúde (UBS e UPAs), escolas e comércios. Dessa forma, a Parceria promove a aproximação entre moradia, serviços e emprego. Ademais, serão implementados ciclofaixas e ciclovias em alguns lotes.

O Estado de São Paulo também tem demandas habitacionais na PPP, visto que uma porcentagem das moradias serão destinadas à lista de candidatos selecionados pela CDHU/Secretaria de Estado da Habitação, atendendo aos mesmos critérios de seleção do Programa. Portanto, é imprescindível que ocorra a parceria com o órgão governamental.