Programa Pode Entrar inicia a construção de unidades habitacionais na zona leste

Neste primeiro momento serão mais de 1.500 residências com previsão de término para 2024

Data: 26/08/2022

Por: Assessoria de Comunicação - Cohab-SP

Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, no centro da foto, ergue o documento com as assinaturas que oficializam o início das obras de moradia.

A Prefeitura de São Paulo por intermédio da Secretaria Municipal da Habitação - SEHAB e Companhia Metropolitana de Habitação - COHAB realizou nesta sexta-feira (26) a assinatura da ordem de início de construção das primeiras 1.568 unidades habitacionais do Programa Pode Entrar.

Na oportunidade o Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, o Secretário Municipal de Habitação João Farias e o Presidente da Cohab Alex Peixe assinaram o documento oficializando o início das obras nos três terrenos. De acordo com o Decreto de nº 61.282, de 12 de maio de 2022, os empreendimentos serão destinados 50% para famílias que recebem auxílio aluguel (SEHAB), priorizando as famílias da região leste e  50% demanda aberta (COHAB).

Com investimentos de R$ 306 milhões os empreendimentos em Guaianases consistem no conjunto residencial Bauru (A e B) composto por 2 condomínios e 5 blocos com 440 UH, o condomínio Lajeado (A e B) terá 06 blocos, com 528 UH. Em São Mateus o Conjunto Residencial Forte do Rio Negro (A+B) irá contar com 06 blocos, e 600 UH. As moradias com 49m² terão sala, 02 quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.

A infraestrutura apresentada nos empreendimentos inclui redes de água, esgoto, iluminação externa, telefonia, interfonia além de pavimentação e paisagismo. O local terá ainda vagas de garagem, bicicletário, área de lazer, quadra esportiva, salão de festas e portaria.

As unidades fazem parte das 20.182 previstas no Programa Pode entrar. Os termos de adesão foram assinados em julho.

Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, Presidente da Cohab, Alex Peixe e o Secretário Municipal de Habitação João Farias posam junto com membros do movimento MSTI que estão de camisas laranjas.   Presidente da Cohab, Alex Peixe assina o documento de início das obras de moradia

Pode Entrar

O Pode Entrar, maior Programa Habitacional já lançado no município, conta com recursos exclusivos da Prefeitura e institui importantes ferramentas que facilitarão o acesso à casa própria para famílias de baixa renda.

O programa permitirá ao município impulsionar a habitação na cidade com a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, a requalificação de imóveis urbanos e a aquisição de unidades habitacionais. Desse modo, o município terá menos custos, mais famílias atendidas e redução no prazo de entrega.

Recentemente, a PMSP publicou edital para compra de 45 mil unidades habitacionais, com um investimento de R$ 8 bilhões.

As moradias adquiridas irão atender famílias que estão no cadastro da Cohab e no auxílio aluguel do município. Assim, a administração municipal pretende zerar o banco de famílias que recebem o benefício.