Prefeitura entrega mais de 400 Termos de Quitação e Títulos de Regularização Fundiária

Os títulos e termos de quitação garantem às famílias a propriedade de suas moradias, trazendo assim a segurança jurídica e a inserção formal na cidade.

Data: 28/09/2022

Por: Assessoria de Comunicação — Cohab-SP

Na manhã desta quarta-feira (28/09), a Prefeitura de São Paulo entregou, por intermédio da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo e da Secretaria Municipal de Habitação, 291 títulos de regularização fundiária e de 138 termos de quitação. A cerimônia aconteceu na Central de Atendimento, localizada na Avenida São João, 299 — Centro Histórico de São Paulo.

Desde 2017, a Cohab-SP já entregou mais de 24,5 mil Termos de Quitação. Somente neste ano foram disponibilizados 1.306 para retirada na Central de Atendimento. O Termo de Quitação comprova que o munícipe concluiu o financiamento do seu imóvel e também possui peso de escritura, portanto, basta levar o documento até o cartório, pagar a taxa e já terá a unidade habitacional em seu nome.

Os Títulos de Regularização Fundiária são documentos que identificam a transferência de propriedade com todos os dados do imóvel. Trata-se de uma medida que irá beneficiar famílias de várias regiões da cidade.

Foram entregues 291 títulos de áreas regularizadas, sendo: 61 títulos da área denominada como Campo Formoso, 27 da Beranizia de Paula, 03 da Nefeli, 52 do Condomínio Paraíso, 90 do Jardim Paulistano III, região da zona norte; 18 da Ceci, Jabaquara – Zona Sul e 40 títulos da Manoel Bueno da Fonseca, zona leste.

Na oportunidade, o Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, aproveitou para conhecer onde são realizados os atendimentos aos munícipes que buscam por habitação.

Prefeito Ricardo Nunes, junto ao secretário municipal de habitação, João Farias e do Presidente da Cohab-SP, Alex Peixe entregam o termo de quitação para moradora   Foto em close do Prefeito Ricardo Nunes que fala para o público presente.

Regularização Fundiária

O processo de regularização fundiária ocorre em áreas públicas e particulares, desde que tenham infraestrutura básica. As comunidades participam de todo o processo, desde a indicação dos núcleos até a legitimação ou concessão de uso para fins de moradia. Desde o início um intenso trabalho social, técnico e jurídico é realizado com os moradores residentes.

Além da segurança na posse do lote, a regularização também facilita a melhoria ou implementação de serviços públicos tais como coleta regular de lixo, regularização da numeração dos imóveis, oficialização dos logradouros e do CEP além da possibilidade de obter financiamentos para melhorias habitacionais.