Prefeitura de São Paulo autoriza a construção de novo CIES por meio da PPP Cohab

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o equipamento público atenderá famílias da região central da cidade

Data: 05/10/2022

Por: Assessoria de Comunicação — Cohab-SP

Prefeito Ricardo Nunes, ao lado do Presidente da Cohab Alex Peixe e do Secretário da Saúde Luiz Carlos Zamarco, assina a ordem de início das obras do CEIS Luz - Campos Elíseos e mostra para o documento para o público.

Na manhã desta quarta-feira (05/10), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP) e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a assinatura da ordem de início da construção do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) Campos Elíseos, localizado no centro da cidade.

Com investimento de R$2.860.585,07, o equipamento está previsto no projeto do lote 5 da PPP da Cohab e será construído pela empresa que venceu a licitação para a área. O prazo de execução de obras é de nove meses.

O presidente da Cohab-SP, Alex Peixe, destaca a importância da colaboração entre os órgãos municipais para atender a população. “A Prefeitura trabalha para atender as necessidades das famílias da cidade e a PPP é uma grande aliada para auxiliar a prestação dos serviços municipais”, afirma.

A implantação de infraestrutura e equipamentos públicos é um dos grandes diferenciais da PPP. Por meio de acordos de cooperação entre a Cohab e as secretarias municipais, é possível entregar mais qualidade de vida para os moradores das regiões beneficiadas e proporcionar o desenvolvimento urbanístico integrado de São Paulo.

Ao todo, estão previstas para o lote 5, a contratação 2.760 unidades habitacionais, atendendo as regiões da Mooca e Aricanduva. Serão investidos mais de R$ 393 milhões para as ações nessas áreas.

Prefeito Ricardo Nunes assina a ordem de início das obras do CEIS Luz - Campos Elíseos.    Secretário da Saúde Luiz Carlos Zamarco assina a ordem de início das obras do CEIS Luz - Campos Elíseos.   Presidente da Cohab, Alex Peixe, assina a ordem de início das obras do CEIS Luz - Campos Elíseos.

PPP Cohab — A primeira do Brasil

A Parceria Público Privada da Cohab é a primeira realizada por um município no Brasil. A PPP atua como uma alternativa de diminuir o déficit habitacional da cidade e já contratou a construção 22.430 novas moradias, com investimentos de aproximadamente R$4 bilhões a serem realizados pela iniciativa privada.

Em agosto desse ano, a Prefeitura iniciou a construção das 401 unidades habitacionais do conjunto localizado na Avenida Comandante Antonio Paiva Sampaio, no Tucuruvi, zona norte de São Paulo.

Além das unidades habitacionais, a Parceria também prevê a instalação de equipamentos públicos nas regiões em que serão construídas as novas moradias.

Em julho de 2022, foi iniciada as obras da Unidade Básica de Saúde Jardim Antártica, também na região norte da cidade. A UBS atenderá, principalmente, as famílias moradoras do Conjunto Habitacional Jd. Antártica, construído no início da década de 80 e possui mais de 1.400 unidades habitacionais.