Programa Pode Entrar recebe prêmio nacional de habitação

Data: 07/12/2022

Por: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP

FOTO 01: Presidente da Cohab-SP, Alex Peixe e segurando o prêmio Selo de Mérito no 69º Fórum Nacional de Habitação.

Nesta quinta-feira (07), Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), recebeu o prêmio Selo de Mérito pela execução do Programa Pode Entrar. A cerimônia foi realizada durante o 69º Fórum Nacional de Habitação e contou com a presença de diversas autoridades e representantes do setor habitacional de todo o país.

O Selo de Mérito é entregue pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e tem como objetivo apresentar, difundir e premiar ações bem-sucedidas realizadas por estados e municípios, referente à habitação de interesse social.

O presidente da Cohab, Alex Peixe, esteve presente e recebeu a honraria. “A cidade de São Paulo é uma metrópole referência em diversas formas de políticas públicas. O Pode Entrar é um programa do tamanho da nossa cidade e pode ser modelo para estados e municípios”.

FOTO 02: Presidente da Cohab-SP, Alex Peixe, em segundo plano, sentado, e Secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, em primeiro plano, em pé, olhando para o telão com imagens projetadas ao lado esquerdo da foto.

O Pode Entrar foi criado pela Lei n.º 17.638/2021 e permite simplificar o acesso no sistema habitacional do município. Com a criação de mecanismos inéditos, o programa incentiva a produção de empreendimentos, a requalificação de imóveis urbanos ou aquisição de unidades habitacionais, destinadas às famílias de baixa renda. Dessa forma, ele facilita a casa própria para famílias sem comprovação de renda ou que não tenham acesso ao sistema bancário.

Somente em sua sanção, o Programa liberou recursos para a construção de 10 mil unidades para entidades de moradia pela modalidade ‘Entidades’ e mais 4 mil da modalidade de ‘Fundo de Arrendamento Residencial - FAR’, que serão construídas diretamente pela Prefeitura de São Paulo. Além disso, em 2022, a Prefeitura lançou um edital que prevê a compra de 45 mil unidades habitacionais, com um investimento de R$ 8 bilhões.

A Cohab-SP é a responsável por toda a operação do novo programa habitacional. O Pode Entrar contará com recursos do Fundo Municipal de Habitação, além de outras fontes previstas no orçamento municipal, repasses de outros entes federativos ou internacionais e quaisquer outras formas pertinentes à sua implantação.

FOTO 03: Acompanhado de outras três pessoas, Alex Peixe, Presidente da Cohab-SP, posam para foto.

Premiação Selo de Mérito

Essa não é a primeira vez que a Cohab-SP recebe essa honraria. Em 2017 os empreendimentos Vila dos Idosos e Palacete dos Artistas receberam o prêmio na categoria Relevância Social e/ou Urbana, por serem importantes ações para o atendimento à população da terceira idade.

Em 2019 foi a PPP Cohab que recebeu a honraria. Dessa vez, na categoria Projetos, Ações, Planos e Programas Voltados para a Produção e/ou gestão de HIS, no mérito de parceria entre os órgãos públicos e o setor privado.