Prefeitura entrega 32 unidades habitacionais na antiga favela do Bamburral

Viabilizado pelo Programa de Urbanização de Favelas, o conjunto habitacional possui um total de 234 moradias

Data: 28/02/2023

Por: Assessoria de comunicação - Cohab-SP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), entregou 32 unidades habitacionais do condomínio A do Conjunto Bamburral, em Perus, na manhã desta sexta-feira (24). Ao todo, o empreendimento conta com 234 apartamentos e foi viabilizado pelo Programa de Urbanização de Favelas.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a ação em Perus beneficiou famílias que viviam em áreas de risco. “Elas viviam em áreas que estavam prestes a ter algum problema grave. A gente fez esses apartamentos, estamos entregando e em junho ou julho vamos entregar outras 78 unidades”, garantiu.

Diretor Presidente da Cohab-SP, Secretário de Habitação João Farias e Prefeito Ricardo Nunes juntos a munícipe segurando as chaves   Plateia voltada ao palco onde um grupo de crianças faz uma apresentação musical

Dos cinco condomínios previstos, outros três já foram entregues, os blocos B, C e D, com respectivamente 44, 32 e 48 unidades. O bloco E com 78 unidades tem previsão de entrega para o segundo semestre.

Para o presidente da Cohab-SP, João Cury, o complexo habitacional Bamburral é uma medida que auxilia a população como um todo. “Essa é uma obra muito importante, pois além de garantir a moradia para famílias carentes, também foi possível resolver diversos assuntos ambientais também, como a canalização do córrego que passa entre os prédios. Assim melhora a qualidade de vida de todos que moram nesta região”.

Os apartamentos possuem 50m² e contam com dois dormitórios, sala cozinha, área de serviço, banheiro além de unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais. A área social conta com playground, quadras poliesportivas e bancos de estar. Em parceria com Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente o projeto prevê ainda a construção de uma praça de convivência.

“Foram muitos anos de luta. Muito tempo de espera, desesperança, mas agora temos o nosso lar, o nosso cantinho dos sonhos para o resto de nossas vidas”, contou Magna Aragão dos Santos, uma das novas moradoras.

Conjunto habitacional

A urbanização do local foi iniciada em 2010 com objetivo de beneficiar as famílias do Complexo do Bamburral do qual fazem parte as favelas Bamburral, Árvore de São Tomás, Esperança e Cidade das Crianças que também fazem parte do Programa de Urbanização de Favelas da SEHAB.

“Foram anos pagando aluguel. Isso para mim é uma vitória. Agora tenho algo que posso dizer que é meu”, explicou Solon Leite de Araújo, que passará a morar em uma das novas unidades habitacionais com a esposa e os filhos.

Em 2011 a comunidade Bamburral foi totalmente removida com a retirada de 340 famílias do local. Destas, 90 optaram pela verba de apoio habitacional para aquisição de moradia. As outras famílias foram inseridas no auxílio aluguel até o recebimento da unidade habitacional, na qual 174 famílias foram reassentadas no empreendimento City Jaraguá e as outras 76 foram atendidas com unidades definitivas do conjunto Bamburral.

Além da construção de unidades habitacionais, foi realizada a canalização do Córrego Bamburral e está em andamento a implantação de uma praça que irá interligar todos os condomínios do conjunto.

Pode Entrar

A Prefeitura tem ampliado os instrumentos de atendimento para reduzir o déficit habitacional na capital, para tanto criou o Pode Entrar, maior Programa Habitacional já lançado no município, que conta com recursos exclusivos da Prefeitura e institui importantes ferramentas que facilitarão o acesso à casa própria para famílias de baixa renda.

O programa permite ao município impulsionar a habitação na cidade com a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, a requalificação de imóveis urbanos e a aquisição de unidades habitacionais. Desse modo, o município terá menos custos, mais famílias atendidas e menos tempo para a entrega.

Recentemente, a PMSP publicou edital para compra de 40 mil unidades habitacionais, da iniciativa privada, serão investidos R$ 8 bilhões. As moradias adquiridas irão atender famílias que estão no cadastro da Cohab e no auxílio aluguel do município. Assim, a administração municipal pretende zerar o banco de famílias que recebem o benefício.

Dados de Habitação

De 2017 até o momento, foram entregues mais de 33 mil moradias à população paulistana, das quais 19,5 mil diretamente pelo município, em parceria com os governos Estadual e Federal. Outras 14,3 mil unidades são os Empreendimentos de Habitação de Interesse Social (HIS), que foram produzidos pela iniciativa privada com incentivo da Prefeitura. Entre 2021 e 2022, foram entregues 5.922 unidades habitacionais. Outras 12,7 mil novas moradias estão em obras. Além das unidades viabilizadas pelo Pode Entrar.