Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Sehab e Cohab-SP intensificam ações de regularização fundiária

As iniciativas e processos de regularização fundiária nas diferentes regiões da cidade de São Paulo foram intensificadas em 2016 pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP).

 

A regularização fundiária é uma intervenção pública que visa legalizar a permanência da população que reside em loteamentos clandestinos ou irregulares. Loteamentos clandestinos são os que não obtiveram a aprovação dos órgãos competentes. Já os irregulares são aqueles que foram aprovados pelos órgãos competentes, mas não foram executados em desconformidade com as normas e os atos de aprovação.

 

Tanto os loteamentos clandestinos como os irregulares causam diversos transtornos e prejudicam o uso ordenado da propriedade, obrigando o poder público a lançar mão de vários procedimentos para a solução do problema. É isso que chamamos regularização fundiária. É um procedimento complexo, pois abrange a regularização urbanística das áreas e lotes, com a implantação de serviços, equipamentos públicos e infraestrutura, a regularização ambiental, social e jurídica. É necessária a aprovação dos parcelamentos feitos informalmente, o reconhecimento dos lotes e a titulação dos ocupantes. Ou seja, o processo de regularização só está completo com o registro definitivo dos títulos de propriedade junto ao Registro de Imóveis, exigindo, em algumas situações, a intervenção do Poder Judiciário para a finalização do processo.

 

Os processos de regularização abrangem diversas etapas:

-- Levantamentos Planialtimétricos Cadastrais

-- Cadastros Sociais

-- Análise de Sondagens do Solo

-- Análise Jurídica dos Empreendimentos

-- Diagnósticos Técnicos da Situação dos Empreendimentos

-- Elaboração de Propostas Técnicas de Intervenção, Aprovação e Contratação de Projetos

-- Execução de Obras

-- Regularização Técnica

-- Registro do Empreendimento

 

Confira no link abaixo informações sobre alguns dos processos de regularização realizados em 2016, nos seguintes bairros e conjuntos habitacionais:

-- Jardim Piratininga, Zona Leste

-- Conjunto Chácara das Flores, Zona Leste

-- Jardim Brasília, Zona Norte

-- Conjunto Baltazar Cisneros, Zona Leste

-- Edifício Riachuelo, Centro

-- Conjunto Habitacional Miguel Ackel, Zona Leste

 

http://issuu.com/sehabcohab-pmsp/docs/regulariza____o?workerAddress=ec2-54-173-0-93.compute-1.amazonaws.com



Ir para o topo desta página