A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Habitação (SEHAB) e da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB), juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entregou nesta segunda-feira (9) as chaves para os futuros moradores do Habita Tucuruvi. O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e do governador Tarcísio de Freitas.
O complexo de condomínios, localizado na Avenida Comandante Antônio Sampaio, 94, no Tucuruvi, zona norte, recebeu um investimento de R$ 71,3 milhões e é o primeiro projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da habitação municipal no Brasil. As obras foram realizadas em parceria com a CDHU, que destinará 146 unidades desse conjunto habitacional a famílias que recebiam auxílio-moradia após serem removidas de áreas de risco ou preservação ambiental.
Segundo Ricardo Nunes, os moradores do Habita Tucuruvi poderão contar com uma excelente localização e infraestrutura na região. “Teremos câmeras do Smart Sampa aqui. Além disso, o empreendimento fica a um quilômetro do metrô, tem ponto de ônibus próximo, e está perto da UBS Vila Nivi e dos Centros de Educação Infantil Caminhando para o Futuro e Amor de Tati. O bairro é bonito e tem toda a estrutura. Estamos caminhando para o futuro e avançando com o maior programa habitacional da história”, afirmou.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da parceria na área de habitação. “Estamos finalizando a entrega de praticamente 6 mil unidades só na cidade de São Paulo. Graças ao Governo do Estado e à Prefeitura, muitas pessoas vão realizar o sonho da casa própria e poderão sentir a mesma emoção que as pessoas aqui presentes”, disse. Uma delas é Vera Lúcia dos Santos, após espera de 20 anos. “Essa é a minha maior alegria, é meu presente de Natal. Agradeço pela oportunidade de ter minha casa”.
O Habita Tucuruvi beneficiará 401 famílias com apartamentos de 32 m² a 44 m², divididos em duas categorias: 285 unidades para famílias com renda de até três salários-mínimos (HIS-1) e 116 unidades para famílias com renda de até seis salários-mínimos (HIS-2). Os apartamentos, distribuídos em três blocos, possuem sala, cozinha, banheiro, dormitórios, área de serviço e hall de entrada. As unidades HIS-1 serão entregues equipadas com geladeira, fogão e chuveiro. O conjunto conta com salão de festas, academia, espaço PET, playground e brinquedoteca. A concessionária será responsável pela manutenção predial durante todo o período da concessão, garantindo economia significativa para os futuros moradores e assegurando a preservação da qualidade do empreendimento.