PPP da Habitação viabiliza reforma da UPA ButantãObras devem ser concluídas até julho do ano que vem
__________________________________________________________________________________________________________________
10/01/2025 - Ascom
O prefeito Ricardo Nunes, o Secretário Municipal da Saúde Luiz Zamarco, o subprefeito do Butantã, Sidinei Couto Jr. e o presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB), Diogo Soares, assinaram nesta sexta-feira (10 de janeiro) a autorização para o início das obras de reforma da UPA Butantã – Caetano Virgílio Neto.
A reforma do equipamento público será realizada por meio da Parceria Público-Privada (PPP) da Habitação com a concessionária SP9 Incorporação e Construção, integrando o Lote 9, que abrange parte das regiões norte e oeste. Este lote prevê a construção de 1.120 unidades habitacionais, com investimento aproximado de mais de R$ 223 milhões. Além disso, estão em instalação mais de 12 km de ciclovias e ciclofaixas na região, e outros equipamentos de saúde já foram reformados. A PPP também viabilizará a implantação de outros benefícios para a região.
PPP - O programa Pode Entrar simplifica o acesso à moradia por meio de mecanismos inovadores, permitindo a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, a requalificação de imóveis urbanos e a aquisição de moradias. Dessa forma, a cidade pode reduzir custos, aumentar a agilidade, atender mais famílias e diminuir o prazo de entrega das unidades.
A modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) já contratou 22.574 novas moradias, com investimentos superiores a R$ 4 bilhões realizados pela iniciativa privada. As PPPs possibilitam que o poder público, em conjunto com o setor privado, busque financiamento de longo prazo junto às instituições financeiras, viabilizando investimentos concentrados em habitação social na capital paulista. Isso ocorre sem impacto fiscal durante a fase de produção e com encargos diluídos em até 20 anos, permitindo um atendimento habitacional mais amplo à população.
Além da construção de unidades habitacionais, a PPP promove o desenvolvimento urbanístico da cidade, aproximando moradia, serviços e emprego, com residências localizadas próximas a corredores de transporte público.