Após retrofit, antigo hotel será moradia para 44 famílias Viabilizada pelo Pode Entrar Parcerias, obra será entregue em janeiro do ano que vem
_______________________________________________________________________________________________________________________
Ascom - 31/01/2025
A Prefeitura e o Governo de São Paulo assinaram no dia 31 de janeiro a ordem de início do retrofit do edifício na Praça da Bandeira, 27, onde funcionou o Hotel Grão Pará na década de 1940. Ponto de referência em São Paulo, o hotel não resistiu à degradação da região central e, em 2012, foi desapropriado pela COHAB-SP.
O retrofit receberá investimento de quase R$ 10 milhões, com financiamento pela CDHU, que indicará a demanda para as 44 unidades. Além de moradias, o empreendimento também proporcionará espaços de lazer e conveniências. A previsão é que a obra seja entregue em janeiro de 2026.
PPP - O programa Pode Entrar Parcerias (PPP) permite a simplificação ao acesso à moradia por meio de mecanismos inovadores, possibilitando a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, a requalificação de imóveis urbanos e a aquisição de moradias. Além de ser uma maneira de garantir que a cidade tenha menos custos, maior agilidade, mais famílias atendidas e redução no prazo de entrega das unidades. A modalidade já contratou 22.430 novas moradias com investimentos mais de R$ 4 bilhões a serem realizados pela iniciativa privada.
As PPPs permitem que o poder público, em conjunto com o setor privado, busque financiamento de longo prazo junto às instituições financeiras, viabilizando o investimento concentrado em habitação social na capital paulista, com impacto fiscal nulo durante a fase de produção e encargos diluídos em até 20 anos. Dessa forma é possível realizar o atendimento habitacional à população de maneira mais ampla.
Além da implantação de unidades habitacionais, as PPPs têm como característica o desenvolvimento urbanístico da cidade, promovendo a aproximação entre moradia, serviços e emprego, com residências próximas a corredores de transporte público.
O Estado, por meio da CDHU, tem atuado em parceria com a COHAB para instituir linhas de financiamento para famílias beneficiadas.