Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Escritura COHAB: 71 mutuários são atendidos na Subprefeitura Cidade Tiradentes

Programa entrega sem custos documento de posse definitiva; 13 mil famílias estão aptas a receber o documento

___________________________________________________________________________________________________________________

Ascom - 16/09/2025

“Eu já nem acreditava que este dia [da escritura do imóvel] chegaria, já espero há uns 30 anos”, declarou emocionada dona Nilse Lopes de Oliveira, moradora do Conjunto Habitacional Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste da capital. Ela e outros 70 mutuários compareceram nesta segunda-feira (15/09) na Subprefeitura Cidade Tiradentes para aderir ao Programa Escritura COHAB, criado para tornar acessível e sem custos o registro da matrícula da casa própria, documento que representa segurança jurídica às famílias.

  Nilse Lopes                                                                                                                             Norma Aparecida

“Meu filho falou pra mim sobre o mutirão de escrituras que ia ter hoje aqui na Subprefeitura e eu vim para assinar os documentos. É muito bom isso porque estou há muito tempo esperando”, afirmou dona Norma Aparecida Oliveira Borges. A fala dela é muito parecida com a das outras pessoas que foram em busca do tão sonhado documento de posse definitiva do imóvel.

A companhia decidiu fazer o atendimento na região após constatar que 13 mil famílias da Cohab Cidade Tiradentes estão aptas a receber o documento de posse definitiva registrado em cartório, que traz junto o benefício de valorização do imóvel em cerca de 30%. 

A dona Francisca de Oliveira Barros lembra que comprou o apartamento em 1995 de outra pessoa e pagou todas as mensalidades que estavam atrasadas. Ela informa que fez questão de pagar sempre em dia os boletos.

“Quando veio o Plano 1.000, consegui quitar o imóvel e fiquei esperando uns 20 anos pelo chamado para a escritura, mas quando chamaram foi tão rápido, foi como tirar bala da boca de criança. Foi maravilhoso e eu estou muito feliz. Tem que acreditar gente, é verdade mesmo que nós podemos adquirir o nosso imóvel. A escritura no meu nome me traz alegria, emoção. Estou muito feliz, nunca pensei que teria um imóvel no meu nome. É uma felicidade sem medida”, declarou comovida Francisca.

Nilse Lopes também destacou a rapidez  e o local do atendimento. “Fica mais fácil vir na Subprefeitura perto da gente. Só tenho elogios, os funcionários são educados e o atendimento foi rápido.

O atendimento aos mutuários que querem aderir ao Programa Escritura COHAB está ocorrendo de segunda-feira a sábado, das 10h às 15h. A equipe da companhia atenderá os munícipes até o dia 27 de setembro, na Subprefeitura Cidade Tiradentes (Rua Juá Mirim, s/nº). Os interessados devem levar documentos pessoais e do imóvel.

A moradora do conjunto habitacional Maria da Conceição Souza da Silva estava muito feliz pela economia que fez ao aderir ao programa. “Eu tenho a assinatura da quitação há um tempinho e vim retirar a escritura. É muito importante, financeiramente, conseguir a escritura [gratuitamente]. O dinheiro que gastaria posso agora gastar com outras coisas”.  Ela encerrou o depoimento convocando os vizinhos para aderir ao programa: “Gente, venham [até a Subprefeitura Cidade Tiradentes] porque é muito importante. É bom para o nosso bolso e para o nosso bairro [a regularização da posso]”.

A meta da COHAB-SP é garantir que todos os mutuários que tenham concluído o pagamento de seus financiamentos habitacionais obtenham gratuitamente o a escritura definitiva.

 Fransica Barros                                                                       Maria da Conceição



Ir para o topo desta página