COHAB participa da 69ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada
O encontro virtual foi para discutir e apresentar os estudos técnicos e as futuras ações da OUC-AE
Data:10/11/2023
Por: Assessoria de Comunicação

Na tarde da última quarta-feira (08/11), os representantes da Diretoria de Fomento Habitacional, Ricardo Leal, Hugo Louro e o Assessor Especial da Presidência, Alfredo dos Santos, participaram da 69ª Reunião Ordinária do grupo de gestor da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (OUC-AE). Durante o encontro, eles puderam explicar e apresentar para esse grupo, formado por moradores, lideranças da região e representantes do Poder Público, esclarecimentos sobre o uso da PPP Habitacional do Município e como esse mecanismo pode ajudar a OUC-AE a materializar uma parte das Habitações de Interesse Social, previstas em seu plano original.
Na ocasião, os representantes da Companhia tiveram a oportunidade de esclarecer e destacar para moradores e representantes da região os benefícios decorrentes da inclusão das áreas de Habitação de Interesse Social (HIS), previstas na Operação para serem desenvolvidas por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
As Operações Urbanas são leis municipais que tem como objetivo promover a reestruturação da região, por meio de ações públicas, para melhorar a vida de famílias em situação de vulnerabilidade.
As PPPs representam uma abordagem inovadora da Prefeitura de São Paulo para agilizar o atendimento da demanda habitacional da cidade. Através do programa "Pode Entrar Parcerias", já foram contratadas 22.430 novas moradias, com investimentos aproximados de R$4 bilhões, a serem realizados pela iniciativa privada.

Através da PPP é possível não só a construção de moradias, mas também a implantação de Empreendimentos Não Residenciais e Equipamentos Públicos necessários para a viabilidade de funcionamento desses empreendimentos. Adicionalmente, oferece suporte operacional na obtenção de financiamento para as famílias beneficiadas, serviços de trabalho social de pré e pós-ocupação, apoio à gestão condominial e manutenção predial dos empreendimentos construídos.
No encontro, foi aprovado que pelo Conselho Gestor da OUC-AE para que a COHAB-SP utilize seu contrato de PPP Habitacional como uma alternativa produtiva para executar e entregar à população da região das Águas Espraiadas uma parte de todas as HIS previstas pela a Operação.