Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Pode Entrar, da Prefeitura de SP, realiza sonho da casa própria para mais 297 famílias

Famílias contempladas recebiam auxílio aluguel desde que deixaram áreas de risco

___________________________________________________________________________________________________________________

Ascom - 21/08/2025

Nesta quinta-feira (21), Dia Nacional da Habitação, a Prefeitura de São Paulo entregou 297 apartamentos do Conjunto Residencial Major Paladino, localizado na Vila Ribeiro de Barros, zona oeste, perto da estação Imperatriz Leopoldina da CPTM. As famílias contempladas viviam em áreas de risco e foram atendidas com auxílio aluguel até a entrega definitiva das chaves. Viabilizado pelo Programa Pode Entrar, na modalidade Urbanização de Favelas, o conjunto recebeu investimento de R$153,8 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).

Os apartamentos, com 52m² e 53m² de área construída, fazem parte do empreendimento, que terá 1.035 unidades distribuídas em cinco prédios. O residencial contará com playground, quadras esportivas e sala multiuso. Após a conclusão, o espaço será integrado a equipamentos públicos educacionais: uma creche com capacidade para 203 crianças de até três anos e uma Escola Municipal de Educação Infantil com 385 vagas para crianças de 4 e 5 anos.

Para muitas famílias, a conquista representa a realização de um sonho: “Eu achei que nunca teria nenhuma casa para chamar de minha, até porque era para meu pai estar recebendo essas chaves hoje. Mas ele faleceu, não conseguiu realizar o sonho dele, e a casa ficou para mim e meus irmãos. Como eu sou a mais nova e tenho quatro filhos, ficou tudo no meu nome, meus irmãos deixaram a casa para mim”, contou Sarah Mendes Vieira, dona de casa e mãe de quatro crianças.

A futura moradora Maria Ivaneide Pinheiro Lima, cuidadora de idosos e síndica do prédio, destacou que a entrega também simboliza um novo recomeço. “Depois de 14 anos esperando, hoje estou aqui para receber a chave, um ato simbólico mas um grande passo para nós que estamos há tanto tempo aguardando. Eu sou a síndica do prédio, nunca tive experiência, então é tudo novo. Uma adaptação, né? Acho que o sentimento de todos os moradores aqui hoje é de gratidão”.

Entre 2021 e julho de 2025 foram viabilizadas 12.437 unidades habitacionais, sendo 1.550 entregues somente neste ano. Outros 43 mil apartamentos estão em construção na capital.

 

  



Ir para o topo desta página