Programa soma cerca de 43 mil unidades em construção atualmente, consolidando-se como um dos principais instrumentos da política habitacional do município
_________________________________________________________________________________________________________________

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta quinta-feira (22), por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), 216 unidades habitacionais do Residencial Estação Tolstói, em Sapopemba, na zona leste. O empreendimento foi viabilizado pelo Programa Pode Entrar, na modalidade Aquisição, com investimento total de R$ 45,4 milhões, ampliando o acesso à moradia digna para famílias da região.
Carmem Batista Dias, 41 anos, uma das contempladas, fez questão de destacar que achava que nunca teria a sua casa própria por causa das suas condições financeiras. “Era apenas um sonho, porque com o salário que a gente ganha é impossível e hoje em dia as coisas estão cada vez mais difíceis”, declarou. Ela disse que estava recebendo o auxílio-aluguel da Prefeitura de São Paulo há 15 anos, desde que foi retirada de uma moradia em uma área de risco, no Parque Santa Madalena.
Segundo dona Carmem, que mora na região de Sapopemba desde criança, trabalha como atendente e tem dois filhos, uma moça de 23 anos e um adolescente de 15 anos, o dia de hoje vai ficar marcado para sempre. “A gente nunca acredita que ia chegar esse dia porque está bem longe das nossas condições. Eu mesmo já não tinha mais esperança [de ter casa própria], sendo sincera! E saber que daqui a pouco vou pegar a chave da minha casa, acho que vou chorar, mas vai ser um choro de alívio, porque a gente passou por muita coisa nesses 15 anos”, concluiu..
A cabeleireira Fabiana de Souza Silva, de 35 anos, que vai morar no Residencial Estação Tolstói com o esposo Edilson e a filha Mariah, de 2 anos, também comemorou o momento. “É muita emoção estar realizando o grande sonho da casa própria. Já visitei o apartamento e está lindo”, afirmou.
O prefeito Ricardo Nunes ressaltou durante a entrega o alcance do Programa Pode Entrar. “Hoje é mais um dia de alegria na habitação, para quem faz o maior programa habitacional da história da cidade. Todas essas famílias beneficiadas estavam no auxílio-aluguel ou viviam em áreas de risco, ou seja, passaram por momentos muito difíceis, algumas esperando há até 15 anos. Hoje, realizamos o sonho da casa própria. Fico muito feliz em fazer essas entregas na semana do aniversário de São Paulo, inaugurando obras, fazendo com que a cidade avance e, principalmente, avance cuidando das pessoas”.
O residencial localizado na Rua dos Navegadores, 91, é composto por duas torres, com apartamentos de 42 m², 44 m² e 51 m², todos com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As unidades são entregues com piso laminado na sala e nos quartos, além de cozinha, banheiro e área de serviço com pisos e paredes revestidos, garantindo mais conforto, qualidade e segurança às famílias beneficiadas.
Além das moradias, o empreendimento oferece infraestrutura completa de lazer e convivência, com salão de festas, brinquedoteca, espaços fitness interno e externo, play kids e play baby, espaço saúde, pet place e bicicletário. O condomínio também conta com duas vagas descobertas — uma destinada à pessoa com deficiência (PCD) e outra aos idosos — compartilhadas com carga e descarga. Cada bloco possui dois elevadores e unidades acessíveis no térreo.
As obras do Residencial Estação Tolstói tiveram início em agosto de 2024 e geraram 205 empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
O secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, destacou o avanço das políticas habitacionais na cidade. “Hoje são 216 apartamentos da modalidade aquisição. Em 13 meses à frente da Secretaria de Habitação, já entregamos quase 6 mil unidades habitacionais. Aqui na zona leste, estamos construindo 9 mil unidades neste momento. Na cidade, são quase 43 mil unidades em construção. Estamos entregando dignidade e garantindo que as famílias possam ter a segurança de sonhar ainda mais alto”, afirmou.
Programa Pode Entrar
O Pode Entrar é o maior programa habitacional da história do município e conta com recursos exclusivos da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa reúne diferentes modalidades para ampliar a produção de moradias e reduzir o déficit habitacional, como Aquisição, Entidades/Empresas, Parcerias Público-Privadas (PPPs), Melhorias Habitacionais e Carta de Crédito.
Na modalidade Aquisição, que viabilizou o Residencial Estação Tolstói, a Prefeitura adquire unidades habitacionais prontas ou em construção da iniciativa privada, permitindo maior agilidade na entrega e no atendimento das famílias cadastradas nos programas habitacionais do município. Atualmente, o Pode Entrar soma cerca de 43 mil unidades em obras em toda a cidade, consolidando-se como um dos principais instrumentos da política habitacional de São Paulo.

